26 nov Crowdfunding literário: saiba mais sobre o tema
Você já teve vontade de publicar um livro, mas se sentiu desmotivado ao descobrir os custos e desafios do processo, desde a escrita até a divulgação? Então, você precisa conhecer o conceito de crowdfunding literário — o modelo de financiamento coletivo que pode te ajudar a tirar seus projetos do papel!
Neste artigo, você encontrará mais informações sobre o assunto e algumas dicas para aumentar as suas chances de conseguir esse financiamento. Acompanhe e confira!
Os objetivos de um crowdfunding literário
O modelo de financiamento coletivo pode ser utilizado para diversos projetos, como a produção de filmes, shows, livros etc. Geralmente, as pessoas ou empresas contribuintes escolhem entre algumas opções de valor, cada uma com suas recompensas. Por exemplo: pode-se pagar apenas R$ 10,00 para colaborar e receber um produto, ou R$ 25,00 para, além dele, ganhar brindes.
Existe também a possibilidade de contribuir com valores mais baixos apenas para ajudar o projeto, sem receber recompensas. De toda forma, o pagamento é feito on-line, com a mais de uma possibilidade: cartão de crédito, boleto ou soluções digitais, como o PayPal.
O crowdfunding literário, especificamente, pode ser utilizado para diferentes objetivos. Se a obra exigir um pouco mais de pesquisa ou gastos com viagens, por exemplo, é importante incluir esses custos no orçamento do projeto a ser financiado. Essa mesma lógica vale para cobrir a produção do livro ou investimentos em propaganda para o lançamento.
As plataformas de financiamento coletivo
Após decidir o seu objetivo, estipule o valor que será preciso financiar, considerando o tempo que se gastará com produção, divulgação, mão de obra e demais custos — inclusive os brindes e o frete de envio. Em seguida, será preciso escolher a plataforma utilizada, em que você descreverá todas informações sobre o projeto.
Uma delas é o Catarse, que está entre as mais conhecidas no Brasil. O site analisa e expõe os projetos selecionados, cobrando uma comissão de 13% sobre o valor arrecadado, caso o projeto seja mesmo financiado. Aqui, você pode escolher entre três modelos:
- “tudo ou nada” — o dinheiro só é recebido se for arrecadado 100% do total desejado. Caso contrário, ele é devolvido aos apoiadores;
- “flex” — o financiamento é recebido mesmo que não atinja a meta;
- por assinatura — apoio recorrente, em que o contribuidor paga mensalmente.
Outras opções de plataformas são o Kickstarter, o Kickante e a Vakinha. Vale lembrar que os valores de comissão e as regras mudam de um site para outro, por isso, é importante pesquisar todas as opções.
Dicas para um crowdfunding literário eficiente
Seja qual for a plataforma escolhida, você precisará elaborar um planejamento antes de criar uma campanha de financiamento. Então, confira nos tópicos a seguir algumas dicas interessantes que podem te ajudar.
Defina uma meta
A sua campanha precisará de um prazo para se encerrar, portanto, escolha um valor factível. No início, é normal que a arrecadação seja maior, mas isso não costuma permanecer até o fim. Então, tente aproveitar essa melhor porcentagem nas primeiras semanas para ter indicadores que gerem insights sobre mudanças na sua estratégia de divulgação.
Divulgue-a com marketing digital
Obviamente, a sua campanha precisa ser bem divulgada, para que as pessoas tenham conhecimento dela e possam financiar o seu projeto. Então, crie estratégias de marketing digital — como a produção de conteúdo otimizado para SEO, e-mail e gestão de mídias sociais, por exemplo — para atrair uma audiência suficiente, capaz de realizar o seu sonho de publicar um livro.
Enfim, agora que você já sabe o que é crowdfunding literário e conhece algumas plataformas disponíveis, monte o orçamento do que você precisaria gastar, estabeleça seus objetivos e metas, crie um planejamento, adicione a sua campanha em um desses sites e divulgue-a para ter mais chances de sucesso!
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