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4 formas de melhorar a comunicação interna da empresa

4 formas de melhorar a comunicação interna da empresa

Um bom fluxo de informações é importantíssimo para o sucesso de organizações. No ambiente corporativo, muitos gestores dão destaque e procuram melhorar a comunicação interna da empresa, a fim de reunir esforços de suas equipes em busca de um objetivo comum.

Você sabe por que isso é uma iniciativa inteligente? Quando o assunto é melhorar a convivência entre setores, engajar, motivar funcionários e evitar fofocas que prejudicam o clima organizacional, a comunicação e as estratégias de endomarketing só têm a acrescentar.

Para que funcione apropriadamente, porém, é preciso clareza e objetividade. Quando isso não acontece, o estresse, a repetição de erros bobos, a falta de motivação e de comprometimento da equipe são sintomas que acabam com o dia a dia de qualquer gestor.

Isso acontece com você? Então, acompanhe este artigo e aprenda com essas 4 dicas sobre como melhorar a comunicação interna da sua empresa!

Como melhorar a comunicação interna da empresa

1. Atribua essa responsabilidade a um profissional da área

A comunicação é assunto sério e deve ser conduzida como tal. Setorizar essa área e ter, pelo menos, um colaborador exclusivo para a função faz toda a diferença. Em geral, profissionais de jornalismo, de relações públicas e de ciências relacionadas são contratados para isso.

É importante compreender os valores da empresa e saber comunicá-los, utilizando a linguagem correta em suas campanhas. Se tiver noções de design e marketing digital, melhor ainda. Esse profissional será a interface com os responsáveis pelas diversas áreas, avaliando as informações a serem veiculadas, a entrega e o entendimento pelos destinatários.

Se você ainda não tem um setor específico para a comunicação interna da empresa, considere organizar e especializar profissionais para essa função. Isso fará com que eventos, campanhas de incentivo, ausências, novidades e informações gerais sejam compartilhados de maneira a evitar ruídos e fofocas. Em muitas organizações, as áreas de Recursos Humanos ou Marketing assumem essa responsabilidade.

2. Centralize as informações em um local de divulgação

Em empresas onde não há um meio formal de comunicação interna, é comum haver ruídos, atrasos e ineficiência na entrega de informações. Para resolver esse problema, você pode utilizar murais, e-mails, aplicativos de celular, a intranet ou, até mesmo, promover reuniões para dar informativos. O importante é que todos saibam onde os comunicados oficiais deverão estar.

3. Promova a interatividade

A comunicação interna pode ser uma maneira de discutir e alinhar ideias. Permita que os colaboradores interajam com as informações de alguma maneira. Além de promover a interatividade, você conseguirá saber mais facilmente se as mensagens foram entendidas.

Isso pode ser feito por meio de eventos, campanhas sociais, concursos e uma rede social corporativa, por exemplo. Essa interação também ajuda a motivar e a incentivar a amizade entre as pessoas.

4. Ouça os seus colaboradores

A comunicação não deve ser utilizada somente para encaminhar informes e novidades. Permita que todos, independentemente da hierarquia, se sintam confortáveis para contribuir com suas opiniões. Ouvir os colaboradores é uma ótima forma de gerar novas ideias, valorizar e entender a expectativa das pessoas em relação à empresa. É importante lembrar que nem sempre a cultura e a linguagem deles são iguais às dos gestores e atuar em conjunto ajuda a evitar fofocas e boatos.

Você pode fazer pesquisas internas, entrevistas individuais e/ou utilizar uma caixa de sugestões para que os colaboradores possam ser ouvidos. Outra maneira bem interessante é promover reuniões, que não precisam ser, necessariamente, formais. Assim, é possível conhecer as pessoas melhor e conversar sobre assuntos diversos e até melhorar o relacionamento interpessoal na empresa.

Agora que você entende o porquê e como melhorar a comunicação interna da empresa, adote essas estratégias. Além de promover mais fluidez nas informações, as pessoas deverão se sentir mais motivadas, engajadas, valorizadas e interagir mais com a companhia, contribuindo para o seu sucesso.

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