22 jan Quais são os tipos de papel mais modernos para projeto editorial?
Uma das etapas do desenvolvimento de um projeto editorial é a seleção entre os diferentes tipos de papel disponíveis no mercado. Essa decisão impacta diretamente na qualidade do produto final.
Para realizar a escolha, é importante saber que as opções não variam apenas em preço. Os tipos de papel mudam conforme sua gramatura, textura, cores, resistência e tamanhos. O modelo escolhido influencia no tipo de impressão necessária e custos totais do projeto.
Além de conhecer os papéis tradicionais para projetos editoriais, é importante ficar atento às novidades e tendências do mercado. Dessa forma, é possível identificar oportunidades de inovar e destacar seu projeto. Pensando nisso, colocamos, neste post, os principais e mais modernos tipos de papel para projetos editoriais, e a importância dessa e de outras escolhas. Confira!
Tipos de papel
PAPEL PARA IMPRESSÃO ULTRAVIOLETA
Em 2017, pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence e da Universidade da Califórnia, nos EUA, desenvolveram um novo tipo de papel, que utiliza a luz ultravioleta para a impressão de palavras, podendo ser removidas sob exposição ao calor e permite que a folha seja reutilizada mais de 80 vezes.
O material ainda está em estudo e não é oferecido no mercado. Entretanto, essa é uma novidade para se acompanhar no mercado editorial. As possibilidades para ações publicitárias são diversas.
PAPEL RECICLATO
O papel reciclato é um tipo de offset reciclado, ou seja, produzido com material 100% descartado e sustentável. Possui cor parda e tem aspecto mais resistente que os demais. Ele tem variação na gramatura, sendo as mais comuns 90 g/m² e 120 g/m². Esse papel é indicado para a produção de papel timbrado, bloco de notas ou projetos que buscam passar o conceito de sustentabilidade, algo que é tendência em qualquer mercado.
PAPEL COUCHÉ BRILHO
Esse papel é adequado para miolo e capa de catálogos devido à sua consistência lisa, brilhante e uniforme, que permite uma boa apresentação das cores. É oferecido em gramaturas diversas, como 115 g/m², 150 g/m²,170 g/m², 230 g/m², 250 g/m² e 300 g/m². Como esse material reflete mais luz devido ao brilho do revestimento, a leitura pode ser prejudicada. Por isso, ele é apropriado para reforçar a qualidade de imagens.
PAPEL SUPREMO
Esse é um dos tipos de papel mais resistentes do mercado. Sua estrutura é versátil, apresentando um lado de textura lisa e outro poroso. Por conta disso, é possível colocar imagens e textos no arquivo.
As melhores impressões serão feitas na gramatura de 250 até 350 g/m². Devido à sua resistência e qualidade, é indicado para capas, postais, embalagens, marcadores, displays, cartões, calendários e outros materiais gráficos que precisam dessas características.
PAPEL DUO DESIGN
Esse papel possui as mesmas características do anterior, porém, com os dois lados lisos. Pode ser usado para personalização interna de embalagens, com decoração ou informações de uso, ampliando as possibilidades de comunicação de uma marca. Também é usado para impressão de capas, marcadores, calendários, capas de livros, aviso de porta, ventarolas, cartão de visita e displays.
PAPEL ASPEN
Ideal para cartões de visita, o papel aspen é utilizado para impressão de convites e projetos gráficos de alto padrão, portanto tem foco em artigos de luxo. Sua composição é brilhante, lisa, com aspecto perolado/metalizado e pode ser usado em diversas cores. Sua superfície muda de cor de acordo com a iluminação do ambiente, o que o torna ainda mais interessante. A gramatura do papel varia de 120 a 240 g/m².
PAPEL FINE ART
Essa é uma categoria de papel específica para a impressão de obras de arte e imagens com alta qualidade. Ele é extremamente resistente ao tempo, podendo durar mais de 60 anos, e suporta uma qualidade de impressão superior aos demais. Os papéis Fine Art mais comuns são o photo Glossy, Rag e Canvas. Conhecer esse material é importante para editoras que focam nesse segmento. A gramatura varia de 80 a mais de 400 g/m².
PAPEL BOUFFANT
Esse tipo de papel é feito com pasta química branqueada. Ele é muito leve, fofo, tem um acabamento áspero e é utilizado principalmente para a impressão de livros, mas também para serviços de mimeografia. Seu material é absorvente e bem encorpado.
Importância das escolhas para um projeto editorial
A impressão de qualquer material produzido é essencial e um dos pontos mais decisivos no resultado final, pois influencia na percepção de sua qualidade e boa impressão por parte do cliente. O tipo de papel é muito importante para isso, mas não é o único elemento a considerar.
A gramatura é outro aspecto que altera a qualidade final de um projeto editorial. A unidade de peso é utilizada para indicar a espessura do papel. Geralmente é retratada no orçamento de serviços gráficos, visto que tem influência direta nos preços.
Nem sempre uma gramatura mais alta significa uma maior qualidade, então é preciso ter atenção com o material que está sendo produzido. Gramaturas mais baixas são mais indicadas para produtos mais “finos”, como jornais e blocos de notas, enquanto que os mais robustos, como cartões de visita e capas de revistas, exigem uma maior espessura.
Considere também que os acabamentos farão diferença. Se alguma textura for adicionada, como um verniz, a resistência do material será modificada e isso pode alterar a necessidade de uma gramatura mais alta.
Por falar em textura, essa é mais uma característica que interfere na qualidade do projeto gráfico. Seus atributos alteram a superfície do papel, que pode ser macio, áspero, telado, entre outros, de acordo com o resultado esperado.
As cores escolhidas para impressão, bem como os formatos de cada papel específico, também influenciam no projeto editorial. Portanto, o cliente deve comunicar com clareza ao profissional ou agência responsável pela criação das artes, qual o tipo de corte desejado, o grau de opacidade das imagens e demais aspectos.
Contratação de uma agência
Com tantas opções, a escolha do papel ideal para seu projeto gráfico não é simples. Como já foi dito, esse item impacta diretamente no sucesso de seu projeto e, portanto, para tomar a melhor decisão, é indicado procurar um fornecedor especializado.
Para criar materiais de qualidade, você precisará adaptar o tipo de papel, a gramatura, textura, formato e cores de acordo com o que estiver produzindo. Bastante coisa, não é verdade? Uma agência gráfica com expertise no assunto terá mais condições de lhe auxiliar a encontrar as soluções mais indicadas para a sua necessidade.
Imagine uma situação em que você quer imprimir um livro, deseja que suas páginas tenham um certo aspecto (amarelado, por exemplo), mas ainda está com dúvidas para decidir qual o grau de alvura ou o tipo de papel a ser utilizado. Nesse caso, certamente uma agência com vasta experiência no mercado editorial conseguiria entender e resolver melhor seus impasses.
Além disso, tenha sempre em mente que a qualidade dos materiais utilizados na impressão é de suma importância para o sucesso dos seus planos editoriais. Portanto, se você precisa de ajuda na diagramação de materiais para determinado projeto ou até mesmo de um auxílio para escolher o tipo de papel mais indicado, não abra mão de conversar com uma empresa especializada em seu ramo.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de papel existentes no mercado? Que tal continuar aprendendo? Separamos um artigo especial para lhe ajudar a entender qual é o real peso da tipografia em um projeto gráfico. Boa leitura!
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