11 jan Projeto editorial: entenda qual é a importância do design gráfico
O projeto editorial é essencial para um lançamento de sucesso. Nele, constam os direcionamentos necessários para que o desenvolvimento do trabalho de cada membro da equipe seja feito da melhor forma possível, seguindo os padrões da identidade de comunicação da marca.
Dentre os itens necessários para a sua criação, estão as definições de formatos usados, fontes, imagens e outras orientações gráficas que impactam diretamente no resultado final do trabalho. Esses elementos compõem a parte de design do produto e são tão importantes quanto seu conteúdo.
Pensando nisso, respondemos as principais dúvidas sobre como produzir um projeto editorial, a importância do design gráfico nesse processo e como um parceiro especializado pode ajudar. Confira!
O que é um projeto editorial?
Um projeto editorial é um documento que define as características, tipos de conteúdo e planejamento para a uma publicação. Pode ser feito para qualquer tipo de produto, como livros, revistas, jornais, etc. É essencial para manter as características e objetivos da empresa ao longo do tempo, mesmo em casos em que membros da equipe são substituídos, garantindo a consistência da marca. Os itens essenciais são:
- objetivo e missão do produto e empresa;
- título e ISBN ou ISSN;
- formato de publicação;
- canais de publicação;
- público destinado;
- tom de voz;
- periodicidade de publicação;
- formatação de elementos gráficos (fontes, imagens, espaçamento, paleta de cores, etc.);
- temas sobre os quais abordar;
- linguagem do conteúdo;
- fontes de conteúdo;
- autores;
- responsabilidade de cada membro da equipe;
- prazos para desenvolvimento.
As vantagens de investir na criação de um projeto editorial são muitas, a exemplo de um maior foco e clareza dos assuntos abordados pela comunicação da empresa e o agrado ao público-alvo, que devido à relevância e consistência da marca, se sente mais atraído pela sua mensagem.
O que é design editorial?
É uma especialidade do design gráfico responsável por realizar projetos de editoração, definindo como cada elemento deve ser utilizado para facilitar a rapidez, entendimento e proporcionar uma melhor experiência de leitura pelo público-alvo. Seus profissionais podem ser diagramadores, infografistas, editores de artes e ilustradores, por exemplo, e suas atividades têm ligação intima ao jornalismo.
Esse tipo de design é muito importante para determinar a linguagem utilizada por uma organização e pode-se dizer, portanto, que é o principal elemento de um projeto editorial, já que sua detalhada elaboração tem grande influência no sucesso competitivo da empresa e de suas soluções.
Um plano gráfico editorial reúne um conjunto de especificações que definem diversos elementos, como você pode conferir a seguir:
- formato: as dimensões de uma publicação, que têm influência direta na experiência de leitura (devido ao tamanho e a utilização de imagens) e no custo de produção;
- papel: o tipo e a gramatura têm efeitos no custo de produção e na leiturabilidade do material devido à impressão e qualidade das imagens.
- acabamento: os processos de laminação, corte, encadernação, aplicação de vernizes e hot stamping — muito importante para a experiência de leitura, durabilidade e estética do produto;
- grades (ou grids): os guias que estruturam os projetos gráficos em todas suas edições e páginas, garantido a manutenção de uma consistência.
- tipografia: as fontes (letras) que serão utilizadas nos projetos gráficos, a fim de manter a consistência da marca e proporcionar uma melhor experiência de leitura, com contraste e maior legibilidade;
- paleta cromática: as cores utilizadas pela empresa, responsáveis por atrair o consumidor, informar os valores organizacionais e manter a identidade visual;
- impressão: posicionamento de cada elemento nos locais ideais para facilitar o entendimento da mensagem e a escaneabilidade, de acordo com os padrões de consumo de conteúdo comuns ao público-alvo.
Onde é aplicado o design editorial?
Agora que você já conhece os principais elementos que compõem um projeto editorial, confira em quais tipos de documentos você pode encontrar seus conceitos sendo aplicados:
- livros: é uma das formas mais clássicas de design editorial e, talvez, uma base para a estruturação de publicações em geral;
- revistas: uma das áreas mais influentes do design gráfico contemporâneo. Geralmente, seus papéis são de qualidade para dar mais nitidez às imagens e durabilidade ao produto;
- jornais: sua diagramação segue os objetivos, linhas editoriais e estilo comuns a esses impressos, nos quais a hierarquização de matérias costuma ser feitas por ordem de importância. Os papéis utilizados não priorizam à durabilidade e qualidade das imagens, já que a leitura de uma edição costuma ser realizada apenas uma vez pelo consumidor;
- computação gráfica: uma maneira mais acessível, menos custosa, de criar ilustrações, editar imagens, criar fontes e fazer diagramação, utilizando programas de computador, como o CorelDraw, Photoshop e Adobe Illustrator. Os materiais criados também são utilizados em projetos digitais, como os e-books.
Por que terceirizar a criação de um projeto editorial?
Existem diversos benefícios em contratar uma agência especializada para realizar seus projetos editoriais. Entre eles estão:
- agilidade de produção;
- equipe interdisciplinar;
- acesso a tendências de mercado;
- economia de tempo.
Contratar uma agência também permite aproveitar melhor sua equipe, focando nas atividades-chave da empresa sem se preocupar em desenvolver um projeto do zero.
Além disso, as agências costumam ter equipes altamente especializadas no assunto, o que permite o acesso a projetos com muita qualidade, diferenciados dos trabalhos comuns e que atendem às necessidades da sua empresa.
Contratar funcionário interno ou empresa terceirizada?
Algumas empresas têm um profissional de design no time e nesse momento surge a dúvida: devo atribuir meu projeto gráfico a ele ou optar por uma empresa terceirizada?
Apesar do seu designer ser um profissional competente, ele não apresenta alguns dos benefícios que uma agência oferece, como acesso a grandes projetos de sucesso já feitos e experiência em diversos segmentos, conhecimento de tendências de mercado e apoio de um time interdisciplinar.
Esses fatores fazem toda a diferença no resultado final do seu projeto, portanto, contratar uma agência é a melhor solução.
Como definir o melhor parceiro?
Para garantir esses benefícios, é essencial buscar por uma agência que seja parceira da sua empresa. O ideal é que ela assuma a responsabilidade gráfica de seus projetos editoriais. Portanto, sua escolha deve ser feita considerando não só o valor cobrado, mas também a qualidade e comprometimento do fornecedor. Busque parceiros com referências, avalie seu portfólio, estrutura e experiência antes de tomar uma decisão.
Você conseguiu entender bem o conceito de projeto editorial e a importância do design gráfico para uma empresa? A consistência de uma identidade visual e a qualidade do produto são aspectos essenciais para posicionar uma marca no mercado, atrair, agradar o consumidor e, assim, alcançar seus objetivos.
Se você quiser estudar mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre erros crassos de design para evitar na diagramação de impressos.
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