q
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
[social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_facebook" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.facebook.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_twitter" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://twitter.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_pinterest" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.pinterest.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_googleplus" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://plus.google.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_dribbble" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://dribbble.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_instagram" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://instagram.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"]

Produção editorial: entenda o que você está fazendo errado

Produção editorial: entenda o que você está fazendo errado

Quem vê um livro nas livrarias pode não fazer ideia de que ele passou por um vasto procedimento de produção editorial até chegar lá. Contudo, quem está nos bastidores sabe que esse caminho exige dedicação.

A produção de um livro passa pelas mãos de dezenas de profissionais, cada um com uma função específica: escrita, edição, revisão, diagramação, design da capa, e por aí vai.

É um processo longo, que não acontece do dia para a noite e, portanto, deve ser supervisionado com muita atenção, o que pode ser um verdadeiro desafio para quem encabeça o projeto.

Cada detalhe é tão importante quanto elementos maiores, e descuidos com alguns pormenores podem ocasionar erros sérios na hora da produção final. Então, para saber quais são eles e como evitá-los a qualquer custo, continue com a gente!

Confiar completamente no processo de produção editorial

É verdade que o processo de produção editorial já é bem sólido e seu desenvolvimento, muitas vezes, um velho conhecido dos profissionais envolvidos. No entanto, isso não quer dizer que tudo bem deixar o projeto seguir o caminho com a rédea solta.

Cada fase é bastante específica e cada profissional se ocupa apenas da sua especialidade. Neste sentido, é crucial que exista um responsável por acompanhar todo o projeto com uma visão macro da situação. Isso não só pode ajudar a identificar falhas, mas também prevenir erros e cobrir alguns imprevistos.

Não definir parâmetros no início

Os livros e materiais impressos têm um padrão. De tamanho, de acabamento, de tipo de papel etc. Isso precisa ser decidido antes do processo ser iniciado, mesmo que o prazo esteja apertado, pois uma simples mudança de gramatura do papel, por exemplo, pode alterar muitos outros elementos. E quando isso acontece, o que foi feito com a intenção de poupar tempo só vai fazer com que a produção editorial demore ainda mais.

Então, antes de dar início ao trabalho, estabeleça parâmetros: qual vai ser o formato do livro? Qual o acabamento? Que tipo de papel é o ideal para ele? Todas essas perguntas devem ser respondidas e estar claras na cabeça de todos os envolvidos na produção.

Pular a fase de pesquisa

Esse ponto é bem parecido com o anterior, mas ele diz respeito a como a publicação vai ser recebida pelo público. Então, antes mesmo de pensar em detalhes como papel ou acabamento, é preciso considerar quem vai consumir o livro, como esse público se comporta, em qual tipo de plataforma ele prefere ler.

No fim das contas, você pode chegar à conclusão de que é melhor lançá-lo apenas em formato digital, pois seus leitores são usuários do Kindle, por exemplo.

Confundir preparação com revisão

Esse é um erro muito comum, basicamente porque, algumas vezes, não se tem muita clareza sobre as distinções entre o trabalho do preparador e o do revisor de texto.

Em linhas gerais, a preparação deve ser realizada antes do livro ser diagramado, pois é quando podem e devem ser feitas correções substanciais. É função do preparador ter extremo cuidado com os aspectos gramaticais (acentuação, ortografia, vocabulário e sintaxe), assim como com a clareza, a coerência e a consistência das ideias.

Já a principal atribuição do revisor é garantir a coerência da aplicação dos critérios de padronização e de correção gramatical, além de não poder deixar passar erros de ortografia, acentuação e tipografia. No entanto, não cabe mais a ele fazer interferências profundas no texto.

Portanto, quando ocorre uma confusão em relação às incumbências de cada etapa, a conferência da prova impressa pode ser feita de forma inadequada e causar problemas graves.

Negligenciar as fases de revisão

A revisão é uma etapa importantíssima e a que mais se repete durante o processo de produção editorial. Embora exista a revisão de primeira, de segunda e até de terceira prova, ela não precisa parar por aí.

Se alguma alteração for feita depois dessa terceira, o material precisa passar pelo revisor novamente, sob pena de ocorrência de erros graves. Lembre-se de que, uma vez a tiragem impressa, não há mais como voltar atrás.

Então, se você também quer passar longe desses percalços e ter um processo de produção editorial eficiente, entre em contato com a gente.

No Comments

Post A Comment