30 abr Por que o treinamento de equipes é tão importante para editoras?
Você tem um cargo de gerência em uma editora e sente que não consegue orientar a sua equipe da forma que deveria? O estresse, a falta de tempo e a dificuldade de cumprir prazos são mesmo comuns nesse ramo, exigindo capacitação de pessoas que possam, de fato, ajudar o gestor nas atividades da empresa. Neste artigo, abordaremos porque o treinamento de equipe é tão importante, especialmente para ações de marketing e vendas, e como você pode aplicar as técnicas em sua editora.
A importância do treinamento de equipe
A função do treinamento é aumentar conhecimento, ensinar habilidades ou guiar comportamentos. Nas empresas, essa estratégia é essencial para que as equipes ajam de acordo com os objetivos da organização, mantendo a qualidade do serviço e a boa gestão.
Um treinamento de sucesso melhora a produtividade dos colaboradores e faz com que eles compreendam os valores e as políticas da organização, independentemente do cargo, já que o ato serve tanto para pessoas que estão começando a trabalhar na empresa, quanto para funcionários antigos. Conheça agora como colocar isso em prática.
Dicas para treinar melhor a equipe de uma editora
Infelizmente, nem todas as editoras investem em treinamento e a falta de percepção da importância do ato, pode trazer consequências negativas para o negócio, como perda de clientes devido a um mal atendimento, redação de texto fora do padrão, erros em peças gráficas, entre outras. Porém, existem algumas formas de resolver isso, como exemplificamos a seguir.
Palestras
A editora pode convidar um palestrante externo para dar dicas à equipe de como se comunicar o cliente, organizar livros, entender o perfil do público-alvo e diversos outros aspectos de marketing e vendas. Outra possibilidade é convidar alguém da equipe interna que se destaca e honrá-lo com um convite para ensinar aos seus colegas os segredos da sua expertise.
Rotação de funções
Durante um tempo estabelecido pelo gestor, que pode ser um dia, uma semana ou mesmo um mês inteiro, colaboradores trocam de lugar uns com os outros para entender melhor como funciona a organização. Além de contribuir com o crescimento profissional dos funcionários, melhora a comunicação e o relacionamento interpessoal. É uma ótima oportunidade de fazer com que os times de marketing e vendas entendam as particularidades do outro setor, por exemplo.
Cursos Presenciais
Suponhamos que a empresa instale um novo software, como um sistema de gerenciamento para um ponto de venda ou catálogo de livros, fornecedores e autores. Um treinamento presencial é mais recomendável, assim o colaborador pode demonstrar, na prática, o que aprendeu. Esse tipo de curso pode ser realizado em um espaço externo ou in-loco (dentro da editora).
Cursos EAD (Ensino a Distância)
A equipe pode ser treinada utilizando recursos como CDs, DVDs, internet ou televisão. Em alguns deles, como nos webinários (videoaulas ao vivo), professor e aluno conseguem interagir. Se o método escolhido for este, a empresa deve acompanhar o colaborador mais de perto, pois, muitas vezes, ele é responsável pelo próprio aprendizado, portanto aferir seus conhecimentos é necessário. Assuntos que exigem menos prática são preferíveis para cursos EAD, como manual de marca, técnicas de inbound marketing, vendas e organização de livros.
A terceirização do treinamento
Se a editora tem uma equipe interna reduzida e não consegue datas na agenda para promover treinamentos realizados pelos próprios gestores, procurar um terceiro pode ser a solução. De modo ideal, a empresa ou profissional escolhido deve ser capacitado, ter conhecimento e experiência no mercado. Além de eficaz, essa pode ser uma alternativa para auxiliar os projetos da organização.
Promover o treinamento de equipe é uma prática essencial para qualquer empresa e todo bom gestor reconhece a importância de seus recursos humanos. Quando implementar uma técnica, lembre-se de mensurar os resultados e dar feedbacks ao time. É importante que todos reconheçam os erros e identifiquem possíveis melhorias. Além de ajudar a cultura de comunicação, isso facilita o planejamento de futuros cursos de capacitação para a empresa.
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