27 mar Por que contar com um parceiro para migrar do impresso para o digital?
Num cenário onde a tecnologia é grande parte do nosso dia a dia e o consumo de conteúdo é feito, cada vez mais, em dispositivos tecnológicos, migrar do impresso para digital se tornou uma necessidade para as empresas de mídia e comunicação.
Apesar de parecer algo simples, esse processo pode ser um grande desafio. Isso porque as diferenças entre esses formatos não se dão apenas no meio em que são consumidas, pois a forma como são criadas e a interação com os usuários também são diferentes. Portanto, é preciso se preparar para lidar com essas mudanças.
Pensando nisso, colocamos neste post as principais informações sobre o processo necessário para migrar do impresso para o digital, bem como os motivos para usar um parceiro nesse desafio. Confira!
Quais as diferenças entre digital e impresso?
A primeira diferença entre digital e impresso não está apenas em seu acesso, sendo o primeiro por meio de dispositivos digitais, como smartphones, tablets, e-readers ou computadores, enquanto o segundo é por meio impresso, como revistas, livros, jornais e panfletos.
Outra mudança é na forma como esse conteúdo pode ser construído, em questões de materiais, resolução de imagens, textos, escolha de fontes e formatação. No meio digital, é fundamental que todo o layout seja responsivo para diversos tamanhos de dispositivos, permitindo que o acesso seja agradável.
Além disso, a distribuição do material é diferente, pois não é mais necessário pensar num total de produção e cadeia logística. Porém, ainda é preciso um plano de marketing e comunicação para que o conteúdo alcance o público buscado.
Como migrar do impresso para o digital?
O processo de migração deve ser feito com muito planejamento e cuidado, afinal, nem todos os clientes vão gostar da novidade. A melhor maneira é fazer um estudo do mercado, compreendendo como o público da empresa está consumindo o conteúdo e como seria a melhor forma de adaptação.
Também é necessário prever cenários e desenvolver todo o ambiente de divulgação online, como a criação de uma plataforma de assinaturas ou biblioteca digital, bem como definir as ferramentas de transação nesse meio, como o pagamento.
Com esse levantamento em mãos, é possível definir um plano de ação com orçamento e cronograma com todas as tarefas e prazos necessárias para a mudança. Ademais, é preciso informar a equipe sobre o processo para que eles também se preparem para os novos desafios, como a mudança da redação.
Por que usar um parceiro nesse processo?
Apesar de parecer simples, o processo de transição envolve muito trabalho e investimento, portanto, qualquer erro pode resultar num desastre para a empresa, como clientes insatisfeitos que finalizam suas compras e passam a criticar a marca.
Para que isso não aconteça, o indicado é trabalho com uma empresa especializada no assunto. Dessa forma, o seu negócio usa a experiência e o conhecimento de profissionais que já realizaram o processo diversas vezes e sabem o que é indicado realizar para ter os melhores resultados.
Além disso, um parceiro nesse momento pode se tornar um fornecedor de confiança, produzindo materiais nos quais o negócio não seja especializado e que precisará no ambiente digital, como modificações de layout e criação de conteúdo, por exemplo.
Por fim, esse fornecedor tira parte da pressão da mudança da sua equipe, algo muito importante se a editora possui um time pequeno. Dessa forma, seus colaboradores possuem mais tempo para se adaptarem aos novos desafios da empresa.
E aí, acha que é o momento de migrar do impresso para o digital no seu negócio? Acredita que uma empresa especializada pode ajudar nesse processo? Então, entre em contato com a Diagramando e saiba porque somos o parceiro ideal para você!
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