20 fev O que são e-books e para quê são usados? Descubra agora mesmo!
Você provavelmente já viu alguém lendo pelo celular ou tablet, certo? Essa é uma situação cada vez mais comum no Brasil, na qual os e-books já são lidos por mais de 30% da população de leitores — segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Devido à facilidade de produzir e distribuir, esse novo mercado tem chamado a atenção de editoras, livrarias, autores independentes e até mesmo das empresas que estão investindo na produção desse tipo de conteúdo.
Pensando nisso, colocamos aqui as principais informações sobre o que são e-books, como eles são usados no mercado e as vantagens de adotar esse material no seu negócio. Confira!
O que são e-books?
A palavra e-book é uma abreviação do termo eletronic book — que em português significa livro eletrônico. Dessa forma, ele nada mais é do que um livro em formato digital.
Ele pode ser acessado por diferentes dispositivos, como smartphones, computadores, tablets ou leitores específicos criados para a leitura de e-books — os famosos e-readers. Além disso, os e-books podem ser salvos em pdf, doc de texto do Word, .lit, .opdf e .odt.
Esse modelo de leitura é mais dinâmico e versátil, uma vez que o leitor não precisa se preocupar com o tamanho ou peso do livro que é acessado por um dispositivo eletrônico. Portanto, é normal perceber que o conhecimento e adoção desse tipo de leitura tem aumentado.
Como eles são usados?
Os e-books são usados com diferentes finalidades, não apenas para representar um livro impresso de forma digital. Muitas empresas têm adotado esse formato de edição com outros propósitos para suas campanhas de comunicação. Listamos os principais abaixo:
Promoção de autoridade sobre um assunto
Muitos produtores independentes veem o e-book como uma chance de criar um conteúdo de autoridade para seu trabalho. A imagem de verdade dos livros também é transmitida para seu conteúdo digital que permite que isso aconteça.
Manual de instruções
Outra forma de usar os e-books é para a distribuição de manuais de instruções para funcionários dentro de uma organização ou até mesmo para clientes que compraram um produto.
Esse formato é interessante porque o produtor pode incluir conteúdo mais interativo como links para outros sites e vídeos.
Isca digital
Como falamos, empresas estão adotando a produção de e-books em suas estratégias de marketing. Esse material normalmente é usado dentro de um funil de conteúdo e funciona como uma isca digital para que potenciais clientes forneçam suas informações pessoais (como e-mail e telefone) em troca do conteúdo criado.
Quais as vantagens de usar e-books?
Baixo custo de produção
Como não há custos de impressão, o valor de produção de um e-book é muito menor que o de um livro comum. Além disso, o número de venda pode ser infinito, uma vez que não há máximo de cópias para um arquivo digital.
Maior mobilidade
O arquivo do e-book criado pode ser disponibilizado em diversos sites e páginas online, não há limitação geográfica para seu acesso. Dessa forma, o produto não só custa menos para ser produzido, como pode ser enviado para mais pessoas.
Compatibilidade
Outra vantagem é que o arquivo final pode ser convertido em cada um dos formatos usados para leitura de e-books, assim, os leitores não ficam restritos e podem fazer o acesso pelo dispositivo que melhor lhe agrada.
Essas são apenas algumas vantagens para quem está considerando a produção de e-books. Esses materiais são muito atrativos e seu mercado tende a crescer cada vez mais, devido à maior conectividade da população.
E aí, gostou de saber o que são e-books e como adotá-los na estratégia da sua editora? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber outras dicas como esta!
No Comments