14 ago Entenda mais sobre o audiobook aqui!
As formas de consumir informações estão mudando conforme os avanços tecnológicos. Para a felicidade daqueles que não encontram tempo para se dedicar à leitura de livros impressos, existe o audiobook, uma versão de livros convertidos em arquivos de áudio.
Segundo uma pesquisa do Ibope, 3 milhões de pessoas já aderiram a essa alternativa literária. Os custos chegam a ser 70% menores que as versões impressas e algumas são narradas por vozes bem conhecidas do público, como Tony Ramos, Cid Moreira e Antônio Fagundes.
Quer entender como funciona esse processo de produção e divulgação de audiobooks e quais são os seus benefícios? Então continue a leitura deste artigo e fique por dentro do assunto.
Como produzir um audiobook?
Sabemos que o audiobook não é novidade. Antigamente, as gravações eram feitas em fitas K-7 com um espaço muito limitado, o que forçava a produção em diversas fitas para um único livro pequeno. Com o avanço da tecnologia, os formatos digitais otimizaram esse processo, oferecendo versões em CDs, mp3 e aplicativos de streaming para dispositivos eletrônicos que podem ser acessados a qualquer momento.
A produção de um audiobook começa pela escolha dos títulos que requerem autorização expressa de empresas nacionais e internacionais. O próximo passo é a análise da obra, em que serão detectados os recursos visuais que devem ou não ser adaptados à narrativa de áudio. Depois, é preciso escolher um narrador que seja condizente com a obra e seu gênero para, enfim, começar a gravação.
Este é o momento mais complexo, pois, após a gravação, é preciso revisar com acompanhamento do livro impresso para conferir todo o conteúdo, além da pronúncia correta de palavras estrangeiras etc.
Após a revisão, começa a edição de voz, em que serão feitas a limpeza e o nivelamento do áudio para levar o som agradável ao público. Essa etapa do processo pode incluir trilhas e efeitos sonoros, que podem deixar a obra mais completa ao proporcionar novos sentidos.
Qual a melhor forma de divulgar?
Com o arquivo pronto para distribuição, o processo de lançamento no mercado é feito principalmente por meio de mídias sociais e marketing de conteúdo.
Lembre-se que qualquer ramo de negócio pode oferecer aos seus prospects e leads materiais como e-books — normalmente disponibilizados em pdf — em audiobook no formato mp3, possibilitando que seja consumido até mesmo no trânsito. É uma forma de ajudar a sua audiência a aproveitar ao máximo o tempo para ampliar o conhecimento. De quebra, você gera um excelente retorno para as suas ações de inbound marketing com baixo investimento.
Quais são os benefícios de um audiobook?
Nessa altura você deve estar se perguntando se ouvir um livro é tão prazeroso quanto manusear uma obra impressa. Isso depende do estilo de vida de cada um. Para os que preferem exercitar a imaginação ao máximo, o livro impresso é insubstituível. Entretanto, o audiobook oferece outros benefícios, como você pode conferir abaixo.
Conveniência
Aqueles que têm uma vida acelerada podem se beneficiar de um arquivo de áudio enquanto andam apressados pela rua, enfrentam engarrafamentos nos grandes centros, entre outras situações.
Acessibilidade
Está ao alcance de todos, incluindo os deficientes visuais, que são os maiores beneficiados. Com os novos métodos de gravação, os softwares de leitura robótica foram substituídos por pessoas que transmitem emoção e entonação adequadas à interpretação de cada estilo de texto.
Pessoalidade
Para os menos imaginativos, o som de uma voz tem a capacidade de envolver por meio do ritmo e da entonação. A voz proporciona o intimismo que falta ao texto, o que ajuda a humanizar a relação entre leitor e conteúdo, promovendo mais engajamento com posts e outros tipos de publicação, como podcasts.
O audiobook é mais um grande aliado em tempos de aceleração intensa em todas as áreas da vida para quem não pode se dar ao luxo de parar e apreciar o formato impresso.
E você, já aderiu a essa nova forma de ler? Aproveite para divulgar o assunto compartilhando essas informações em suas redes sociais!
No Comments