31 maio Como o relançamento de produtos pode ajudar a aquecer o mercado?
O retromarketing é uma estratégia que tem como objetivo principal aumentar as vendas de uma empresa utilizando a ligação entre uma marca e o passado de seu consumidor. É praticada por organizações em diversos nichos de mercado, a exemplo da Schincariol, com o refrigerante Itubaína, a Brastemp com suas geladeiras modelo retrô e algumas editoras com relançamentos de livros.
A técnica pode apostar também na alteração de posicionamento da marca ou mudanças na comunicação com seu público-alvo e, apesar dos riscos envolvidos, os benefícios podem ser muito interessantes. Nesse artigo você entenderá melhor como o relançamento de produtos pode ajudar a aquecer o mercado e quais cuidados tomar antes de adotar essa estratégia. Confira!
Busca por novidades
Os consumidores estão sempre em busca de novidades e, devido a isso, o mercado precisa de inovação. Mas como fazer isso na sua empresa? Bom, você pode apostar no lançamento de itens novos ou na reformulação de produtos/marcas existentes, por exemplo.
A estratégia de relançamento de produtos nostálgicos, com uma nova apresentação, é um grande exemplo disso. Se a sua marca descobrir oportunidades e investir nessas ideias, você conseguirá resgatar uma memória afetiva do consumidor — o que pode ser bem lucrativo, por sinal.
Ao escolher um novo posicionamento de mercado e revitalização de um produto, sua empresa pode aumentar a base de contatos e clientes e melhorar suas expectativas de vendas. Porém, você precisa tomar alguns cuidados, como discutimos a seguir.
Cuidados que devem ser tomados no relançamento de produtos
Usar isso [o relançamento] como produto nostálgico é uma coisa, mas deixando claro que é uma empresa contemporânea trabalhando nostalgia, e não uma empresa velha. Você passa a ideia de um produto clássico, e não velho. É bem diferente.
Marcelo Pontes, professor de Marketing da ESPM, conforme relatado no jornal O Globo.
Como dissemos anteriormente, relançar produtos envolve riscos e, por isso, você deve planejar bem as ações. Existe a possibilidade de perder consumidores já fiéis à marca, que se sentem envolvidos com a proposta de valor atual do produto e isso pode diminuir a fatia de mercado da empresa.
E se você quiser apostar em um novo perfil de consumidor? Bem, esse é outro cuidado que se deve ter, pois a taxa de recompra pode diminuir. Isto é, apesar de as vendas serem um sucesso, inicialmente, é possível que as compras sejam feitas por impulso, de um público que, ao longo do tempo, será menos fiel à empresa.
E é claro que o produto deve se manter reconhecível, ou seja, seu cliente deve ser capaz de reconhecer o item em qualquer lugar, seja na internet, em uma gôndola de supermercado ou em uma livraria.
Dicas para trabalhar o relançamento de produtos
A primeira dica tem o objetivo de minimizar os riscos com a estratégia: anunciar uma edição limitada do produto. Se der certo, basta informar ao mercado que, devido a demanda, a produção continuará. Se não fizer tanto sucesso quanto esperado, não será um grande problema, pois os custos foram mais baixos.
A escolha das cores e o design da embalagem também devem ser bem trabalhados, devido aos riscos explanados anteriormente. Antes de fazer mudanças na diagramação, é preciso pesquisar o mercado e avaliar o perfil dos consumidores, seus desejos e necessidades, além de fazer estudos de reações dos clientes aos novos produtos.
Verifique também se além da sensação de afeto, o consumidor sente que há uma exclusividade ou luxo, pois, se for o caso, você pode trabalhar com maiores margens de lucro, já que o produto não estará disponível em outro lugar.
Depois de todas as pesquisas e do relançamento é preciso fazer uma mensuração de resultados, pesquisando a opinião dos novos usuários e dos consumidores antigos, para verificar se as mudanças são positivas para todos os públicos da empresa.
Marcas e itens antigos conseguem, geralmente, vincular seus consumidores ao seu passado, além de estimular o compartilhamento dessas emoções com seus amigos. Se você pretende apostar no relançamento de produtos como estratégia de marketing, considere todos os pontos que citamos anteriormente, para evitar riscos desnecessários e, antes de investir, pesquise os desejos e necessidades do mercado.
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