22 maio Como investir em ações promocionais para editoras?
Quando você entra na sua livraria preferida, costuma se perguntar o que foi na quantidade de ações promocionais que são necessárias para levar tantos títulos interessantes até o seu alcance? Como você bem sabe, essa indústria, como qualquer outra, também precisa de um bom trabalho de marketing para ser vista e valorizada, ainda mais em tempos de crise.
O trabalho dedicado ao lançamento de um livro ou de um autor é sempre um projeto inédito e requer muito esforço. É preciso pensar cuidadosamente em cada etapa: no conteúdo da obra, no público-alvo, na forma de comunicá-la ao leitor e como ela chegará até ele.
Para tanto, muitas ações podem e devem ser realizadas para ganhar um espaço no mercado e conquistar o público leitor. Se quer ficar ainda mais expert no assunto, continue acompanhando!
Ações promocionais para divulgação dos livros
Você quer lançar um livro original, organizado com um projeto gráfico incrível e conteúdo memorável? Mas sabe que, para vendê-lo com sucesso, precisará de uma estratégia de comunicação e distribuição bem elaborada, que pode envolver desde pesquisas de comportamento do leitor até a expertise de um editor para saber qual tipo de livro pode ser mais aceito no mercado.
Sabemos que essas questões são importantes, porém, acertar o alvo com um marketing adequado é o segredo para chegar até o leitor e permanecer entre as suas preferências. Vejamos na prática algumas das principais maneiras para divulgar um lançamento:
Livrarias
Se você optar por essa estratégia, primeiramente prepare também o bolso. Será necessário investir em comissões, custos de logística para a entrega até a loja ou distribuidora, impressão de uma quantidade razoável de exemplares a fim de abastecer as prateleiras, afinal, o seu leitor terá que encontrá-lo na livraria que decidir comprar, não é mesmo?
O investimento é alto, mas existem diversas ações publicitárias possíveis para promover dentro das livrarias, como:
- tarde de autógrafos;
- banner ou móbile posicionados em locais estratégicos;
- camisetas para os vendedores;
- displays nas prateleiras;
- distribuição de marcadores de livro;
- bótons e canecas personalizadas;
- ilhas com os livros empilhados;
- folheto, flyer e take one com a sinopse do livro;
- vitrine decorada com o tema do livro e até um mini livro contendo o primeiro capítulo.
No entanto, o ideal é que essas ações sejam combinadas com outras fora da livraria:
- busdoor, outdoor,
- assessoria de imprensa;
- palestras;
- entrevistas em jornais e rádios;
- anúncios nas revistas e jornais locais;
- envio de alguns exemplares gratuitos para formadores de opinião;
- participação em eventos literários.
Internet
Se a sua opção é a internet, as coisas já começam a ficar mais diretas e um pouco mais fáceis. Considere a ideia de manter um hotsite, uma landing page ou e-commerce expondo o seu livro no Google, devidamente otimizado para esse fim. Com isso, é possível solicitar ao leitor que compartilhe a página em troca de uma recompensa, como um capítulo grátis.
Nas grandes livrarias, você pode disponibilizar o e-book para vendas mais facilmente, mesmo com os descontos das comissões, lembrando que nesse caso, não haverá o custo com impressão, nem com a entrega do livro físico nas lojas.
A internet disponibiliza plataformas de distribuição de e-books que dão acesso aos arquivos em praticamente todas as livrarias on-line com a proteção DRM, impedindo que o livro seja pirateado.
Como o marketing editorial pode expandir as vendas
O marketing é essencial para dar visibilidade a qualquer negócio. O lançamento de um livro não é diferente, considerando que se trata de um produto, mesmo a carga cultural. E, para que ele chegue às mãos do consumidor — o leitor — é preciso organizar estratégias.
Esse trabalho envolve tudo o que um produto requer, desde o trabalho gráfico diferenciado, planejamento de campanhas junto aos clientes, produção de anúncios e divulgação nas redes sociais.
Há também a participação ativa dos autores com os seus canais de divulgação, sem falar no envolvimento das editoras com treinamento nos pontos de venda, o que faz muita diferença no sucesso de um livro. É um trabalho intenso, cheio de detalhes e que envolve muita gente. Por isso, um serviço especializado nessas ações promocionais é uma ótima opção para as editoras, sempre que precisarem lançar um novo livro no mercado.
E você, já sabe qual a melhor forma de divulgar o lançamento de um livro? Entre em contato com a gente e esclareça suas dúvidas!
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