15 jan Catálogo Digital ou Impresso: qual é melhor para projeto editorial?
Muitas empresas usam o portfólio para apresentar seu trabalho e soluções oferecidas. No desenvolvimento desse item, é comum ficar em dúvida entre um catálogo digital ou impresso.
Ambos oferecem vantagens e desvantagens para a empresa e sua escolha deve ser feita considerando a finalidade e público-alvo do projeto editorial, não só o custo envolvido.
Por isso, colocamos abaixo as vantagens e desvantagens de cada opção, catálogo digital ou impresso. Confira!
Catálogo digital
Começando pela opção digital, essa versão consiste na criação de um arquivo digitalizado do seu portfólio, como um PDF ou o desenvolvimento de uma página online para consulta do conteúdo.
A diferença entre eles é que a primeira opção pode ser consultada de forma offline e a segunda oferece interatividade e mais flexibilidade para criar conteúdo, ou seja, é possível colocar funcionalidades como ampliação de imagem e vídeo com demonstração, por exemplo.
Vantagens
Os catálogos digitais apresentam diversos benefícios, entre eles, a sua capacidade de alcance. O meio digital e online permite que a empresa ofereça seu portfólio 24×7, criando uma página com o item no seu website, por exemplo.
Ações de divulgação são mais baratas, como a criação de uma campanha de e-mail marketing ou publicações nas redes sociais da empresa. O número de pessoas que acessam o projeto não é limitado a um número de impressões, como é o caso do material impresso.
A qualidade do material digital não é perdida com o tempo, sua adaptação ou alteração no conteúdo pode ser feita sem perder todo o conteúdo, o que reduz os gastos investidos.
Por fim, quando a empresa usa o formato digital, ela pode incluir outras funcionalidades, como a busca inteligente por itens e a responsividade, ou seja, seu formato se adapta a diferentes dispositivos, como smartphones e tablets, permitindo seu acesso em qualquer local e meio.
Desvantagens
Apesar dos diversos benefícios, o material digital nem sempre é adequado, uma vez que ele não possui a personalidade e qualidade do catálogo impresso.
A experiência com o catálogo digital não é tão pessoal, portanto, é fácil perder a atenção do usuário ao visitar o conteúdo online. Além disso, em muitas categorias de produtos, a segurança passada pelo material impresso é maior que a do digital.
Catálogo impresso
Vantagens
A principal vantagem desse modelo de cardápio é a interação proporcionada pelo material com o usuário. O apelo visual de um catálogo impresso é maior, devido a possibilidade de mostrar diferentes gramaturas, texturas e formatos em exemplos reais para um cliente ou fornecedor.
O material também passa mais segurança para quem o manuseia, uma vez que sua capacidade de transmitir a realidade do produto é maior. Quando possui o acabamento correto, passa sofisticação e seriedade para a empresa.
Desvantagens
Em contrapartida, o catálogo impresso não possui mesmo alcance que o digital, sua visualização e uso é limitado às pessoas que o possuem. O envio para clientes e parceiros é mais caro e demanda tempo para produção e entrega dos materiais, ou seja, o tempo de lançamento do projeto é maior.
Não é possível realizar alterações no material sem ter que recomeçar o projeto, o que aumenta os custos do catálogo impresso. Além disso, não é possível incluir outras funcionalidades ao item.
Essas são as principais diferenças entre um catálogo digital e um impresso. Lembre-se que a escolha entre eles deve ser feita de acordo com os objetivos do projeto editorial e seu público para gerar os resultados esperados pela empresa.
E agora, já sabe como escolher entre um catálogo digital ou impresso? Comente aqui se essas dicas ajudaram e como você costuma fazer seus projetos editoriais!
No Comments