q
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
[social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_facebook" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.facebook.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_twitter" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://twitter.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_pinterest" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.pinterest.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_googleplus" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://plus.google.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_dribbble" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://dribbble.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_instagram" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://instagram.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"]

Afinal, como definir o público-alvo para livros?

Afinal, como definir o público-alvo para livros?

Definir o público-alvo para livros vai muito além de focar naquelas pessoas em quem o autor pensou na hora de escrever a obra — se é que ele imaginou um grupo tão específico assim.

No mercado editorial, não basta apenas definir uma publicação como direcionada às mulheres, por exemplo. São necessários estudos e planejamentos mais detalhados para determinar o nicho e, assim, garantir o sucesso das vendas.

O que considerar, então, ao definir o público-alvo para livros? Nós contamos tudo neste artigo. Confira!

Conheça a temática do livro

A temática (ou o assunto que é desenvolvido na obra) é, certamente, um dos grandes fatores de definição do público-alvo. Do que fala o livro? Receitas de culinária? Histórias de extraterrestres? Biografia de uma estrela do rock? A partir dessa resposta, é possível caminhar bons passos rumo aos possíveis leitores da publicação.

É claro que, mesmo com a definição de um público, sempre haverá leitores fora desse nicho que buscarão o livro. Uma obra com uma história de aventura e linguagem mais fácil, por exemplo, pode ser dirigida a jovens leitores do sexo masculino, mas nada impede que uma mulher de 40 anos se interesse pelo conteúdo e consuma o produto. 

Ou seja, é preciso focar na maior parte do público-alvo em sua estratégia de divulgação e vendas, sem se esquecer dos demais que podem ter o interesse despertado.

Fique atento aos comportamentos geracionais

Os hábitos e as tendências de consumo variam bastante de acordo com cada geração. Enquanto os leitores mais velhos ainda são apegados às publicações em papel, os mais jovens podem ter um gosto maior pelos livros digitais

Novamente, é preciso ter a sensibilidade de perceber se o que você julga como público-alvo “conversa” com o que é abordado na publicação e com a forma com que a obra será disponibilizada.

Cheque as preferências do público-alvo para livros

Dando continuidade ao tópico anterior, a maneira de divulgar o livro dependerá, também, de seu público-alvo. O que atrai os possíveis leitores dessa obra?

  • Uma roda de bate-papo com o autor?

  • Uma noite de autógrafos?

  • Uma live em uma rede social?

  • Vendas em livrarias tradicionais ou online?

A partir desses questionamentos, é possível aproximar o livro de seus leitores. Isso fortalece a sua estratégia de divulgação e, consequentemente, aumenta as vendas.

Considere o poder aquisitivo

Aqui, não falamos apenas das condições financeiras para adquirir uma obra. Além de considerar o quanto os leitores estão dispostos a pagar por uma publicação, devemos pensar em quem são esses compradores.

É esse o caso dos pais das crianças — que são o público-alvo dos livros infantis. Elas escolhem a obra, mas quem dá a palavra final e paga pelo produto é um adulto. Qual é o poder aquisitivo dele?

Existem outros momentos em que o valor financeiro pode ser crucial para uma venda. Como exemplo, podemos citar as coleções com diversos livros, publicações especiais (com encadernamento e capa diferenciados), além de outros itens agregados, como um áudio, um objeto de cozinha ou um bonequinho.

Como você pode ver, definir o público-alvo para livros é o primeiro passo para que toda a sua estratégia editorial seja um sucesso. Converse com o autor, conheça os pormenores da obra, identifique o perfil dos compradores e use a sua experiência ao seu favor.

Para reforçar as suas ações de venda, é preciso conhecer a diferença entre publicidade e propaganda. Você sabe? Então, confira tudo em nosso próximo artigo!

No Comments

Post A Comment