06 fev 5 erros na identidade visual que sua editora não pode cometer!
Sabemos que a excelência de uma editora é vista através dos mínimos detalhes no produto entregue ao cliente. Entre eles está a identidade visual, que pode levar ao produto e à marca valores importantes para a empresa, destacando-a no mercado de trabalho, trazendo novos clientes e admiradores.
Mas você já parou para analisar quais os erros na identidade visual mais cometidos pelas editoras?
Para responder e alertá-lo sobre esta questão, desenvolvemos este breve artigo para você, contando quais são os principais erros a serem evitados na identidade visual. Continue lendo!
Entenda o que é a identidade visual
A identidade visual de uma empresa é formada pelo conjunto de elementos que a representam, formando seu símbolo visual. Isso inclui as imagens, frases, logos e tipografia que comunicam a essência da empresa e transmitem sua visão, missão e valores.
Saiba por que ela é fundamental
As empresas mais bem-sucedidas no mundo são aquelas que obtém uma rápida associação do mercado consumidor e isso é consequência de um bom trabalho envolvendo a identidade visual. Bons exemplos do poder desses elementos são aquelas empresas reconhecidas por seus símbolos visuais, tais como a maçã da Apple, os portais do McDonald’s e a tipografia única e de cor vermelha da Coca-Cola.
Com esses simples exemplos, fica evidente que grande parte do sucesso dessas marcas está em garantir a excelência de sua identidade visual. Mas como seguir esses benchmarks e usar a identidade visual a favor da sua empresa? Para isso, é preciso analisar os principais erros cometidos pelas empresas ao tratar desse assunto.
Descubra 5 principais erros na identidade visual que devem ser evitados
1. Dispensa de um manual de identidade
É necessário, antes de iniciar o processo de elaboração da identidade visual, elaborar e seguir um manual de identidade que norteie o desenvolvimento da marca, unindo e harmonizando elementos como cores, fontes, valores, entre outros.
2. Desconsideração das especificidades de um público
É necessário levar em consideração tanto a visão da empresa como as especificidades dos mais diversos públicos da editora. Por exemplo, se o público de determinado produto for majoritariamente jovem e universitário, é necessário adotar um conceito mais descontraído para a elaboração da identidade visual, diferentemente de produtos focados para os mais experientes, que devem seguir uma linha visual mais sóbria e madura.
3. Falta de clareza
Muitas empresas e editoras cometem o erro de encher a identidade visual de informações, tornando difícil a interpretação e assimilação da mensagem para o cliente. Dessa forma, deve-se priorizar identidades visuais que sejam claras e objetivas, sem deixar de abordar todo o conteúdo necessário.
4. Utilizar cores inadequadas
As cores são elementos essenciais para a criação da identidade visual. Entretanto, elas devem ser utilizadas com cautela, apresentando a identidade da empresa e servindo ao público-alvo, sendo um elo de ligação entre a visão da empresa e os clientes.
5. Fonte inapropriada
Caso seja utilizada alguma frase, slogan ou nome na sua identidade visual, é necessário que leve em consideração a fonte em relação a todo o contexto, tanto do logo quanto da própria empresa em si. Por exemplo, uma empresa de tecnologia não deve usar uma fonte que remeta a caligrafias manuais.
E aí, conseguiu identificar se a sua editora tem cometido algum desses erros na identidade visual? Quer receber mais dicas sobre uma produção editorial escalável? Baixe o nosso e-book e colete mais informações relevantes sobre o assunto!
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