12 fev 4 dicas de organização de tarefas para não perder os prazos
Quem trabalha no mercado editorial sabe a importância de manter uma rotina organizada para cumprir prazos e não comprometer seus projetos editoriais. Para isso, é fundamental buscar sempre novas dicas de organização, aproveitando ao máximo sua produtividade.
Existem diferentes formas de criar uma rotina eficiente. Pode-se buscar ferramentas, mudar processos e, até mesmo, contratar alguém que faça o controle de atividades para cada projeto.
Entretanto, para conquistar o sucesso é preciso ter foco e entender que essa é uma mudança que traz benefícios não só para os resultados, mas para toda a empresa.
Pensando nisso, listamos 4 dicas de organização excelentes para quem atua nesse segmento e quer melhorar seus resultados no trabalho! Confira!
1. Centralize suas tarefas
O primeiro passo para melhorar sua organização no trabalho é centralizar suas tarefas. Seja por meio de uma agenda, bloco de notas, planilha no excel ou software de gestão de projetos, é fundamental ter todas as atividades centralizadas em apenas um local.
Isso permite visualizar de forma linear suas tarefas, prazos e a quantidade de atividades que você precisa realizar em cada momento do seu dia, semana e mês. Dessa forma, é possível prever se é necessário solicitar alteração de prazos ou novos membros da equipe para não ter atrasos.
2. Defina prioridades para cada atividade
Com todas as tarefas centralizadas, é necessário definir prioridades para suas execuções, dessa forma, você consegue planejar melhor seu trabalho. O ideal é priorizar tarefas mais importantes que têm prazos mais curtos.
Considere também o tempo necessário para a realização de cada uma delas e se mais pessoas estão envolvidas.
O segredo é ser realista e ordenar suas atividades considerando o quanto você pode realmente fazer. Dessa maneira, as atividades não acumulam e tudo é feito conforme a ordem estabelecida no seu planejamento.
3. Use prazos pessoais mais curtos
Outra dica importante é trabalhar com prazos pessoais mais curtos do que o prazo real de um projeto ou entrega. Essa prática permite que você corrija erros e problemas que podem surgir durante a execução das tarefas.
Um exemplo é no lançamento de um projeto editorial, imagine que uma estratégia de brindes foi adotada pelo marketing e a data de entrega foi acertada para um dia antes do evento e eles não chegam, o que você pode fazer? Nesse caso, não muita coisa, porém, com prazos melhores, como uma ou até duas semanas antes da data real do evento, você poderia buscar um novo fornecedor.
4. Adote uma ferramenta de gestão de tarefas
Por fim, uma dica importante é adotar uma ferramenta de gestão de tarefas e soluções tecnológicas que auxiliam nas atividades da equipe.
Um software de organização de tarefas permite a visualização de todo um projeto e as atividades que devem ser realizadas para chegar ao resultado esperado, não só pelo gestor, mas também por toda a equipe, criando uma sensação de responsabilidade maior entre os membros.
Além disso, essas soluções permitem a automação de atividades, como lembretes de prazos, cobranças automáticas e compartilhamento com outras pessoas, como os clientes. Dessa forma, é mais simples trabalhar e atualizar todos os envolvidos, sem precisar parar seu trabalho para isso.
Adote essas dicas de organização para melhorar sua produtividade pessoal e do seu time, incentivando o uso de práticas e plataformas mais eficientes na realização do seu trabalho. Lembre-se que é essencial avaliar suas atividades de forma periódica para identificar pontos de melhoria e ganhar ainda mais produtividade.
Gostou dessas dicas de organização para tornar suas atividades mais produtivas e gerar melhores resultados na sua empresa? Acha que alguém pode usá-las também? Então compartilhe nas suas redes sociais!
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