q
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
[social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_facebook" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.facebook.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_twitter" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://twitter.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_pinterest" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.pinterest.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_googleplus" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://plus.google.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_dribbble" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://dribbble.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_instagram" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://instagram.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"]

Como desenvolver e publicar seu primeiro livro

Como desenvolver e publicar seu primeiro livro

Se você é um escritor de primeira viagem ou autor independente e está ansioso para descobrir como publicar sua obra, basta seguir as dicas que estarão neste texto. Antes de explicar toda a parte do mercado editorial, vamos repassar todos os processos de criação de um livro, para desenvolve-lo da melhor forma possível e fazer com que atinja as expectativas e público desejado.

 

Saiba o que pretende tratar em seu livro

 

Sabemos que não existem apenas livros que contem uma história fictícia, podemos ter o desejo de publicar livros de receitas, contos, livros científicos, filosóficos, infantis, entre outros. É importante definir este tópico para ser assertivo na mensagem que deseja passar e não desviar do assunto. No momento que o leitor bater o olho no título, ele deseja encontrar o tema logo no início. Isso não impede de tratar outros assuntos, mas é necessário deixar claro que todas as voltas que o assunto terá serão direcionadas para o tema principal. Por exemplo, um livro de receitas pode contar como o prato apresentado surgiu, desde que instrua a como prepara-lo em algum momento. Um livro sobre filosofia pode – e é recomendado – apresentar outras opiniões de diversos filósofos, mas em função da defesa de seu próprio pensamento. E assim por diante.

 

Para qual público seu livro é direcionado

 

Isso é importante para saber qual linguagem será abordada. Um livro de aventuras pode mudar completamente se for direcionada para crianças ou para adultos, o nível de descrição de detalhes ou o peso da trama são totalmente diferentes. Em um livro infantil deve-se prezar por uma mensagem positiva para a criança, sendo um atributo positivo artes durante a história, personagens construídos de forma caricata – o herói que está em busca de fazer o certo e o vilão que atrapalha sua trajetória – detalhes mais simples com mensagens positivas etc. Um livro para adultos pode conter uma escatologia mais realista, lidar com mortes de personagens, vilões mais cruéis, apologias etc. Tanto para aventuras como para qualquer outro estilo, a linguagem é de suma importância. Pode conferir nosso artigo completo sobre como definir o público-alvo “aqui” (https://diagramando.com.br/blog/editorial/afinal-como-definir-o-publico-alvo-para-livros/)

 

Uma boa diagramação para completar a obra

 

Ter uma estética agradável chama a atenção e deixa o leitor mais confortável. Em um livro de receitas, é interessante utilizar elementos que completem pequenos detalhes nos cabeçalhos, rodapés e títulos dos capítulos. Uma simples figura que represente a receita, objetos culinários, ingredientes, já deixam sua marca registrada como autor e podem ser utilizados como padrão para futuras obras, sendo assimilado automaticamente pelo público. Quando observarem algo parecido, já sabem quem foi o escritor. Isso soma juntamente a tipografia a ser utilizada, prezando por fontes que sejam referência para o assunto. Por exemplo, letras finas e grossas para receitas, letras mais clássicas para aventuras, uma fonte que remeta a artigos científicos para obras mais institucionais. É importante ressaltar que esses elementos não podem atrapalhar a leitura, caso contrário os leitores facilmente desistiram de terminar o livro.

 

Onde e como publicar o livro

 

Este é o passo importante que define o quanto será investido e o que seu livro pretende ser, uma obra comercial ou simplesmente alguns exemplares para distribuição. As editoras podem trabalhar de duas formas, grandes ou pequenas tiragens, ou seja, a quantidade de exemplares que serão feitas. Para escritores iniciantes, uma grande tiragem pode ser considerada de 500 a 1000 exemplares, enquanto uma baixa tiragem se refere de 20 a 100 exemplares. Vale ressaltar que quanto maior a quantidade de exemplares, o preço por unidade é menor. Para aqueles que não estão com dinheiro para esse investimento, existe a impressão por demanda, onde a publicação é gratuita – mas sem os serviços como diagramação – e cada vez que comprarem seu livro, uma unidade será feita, o que pode encarecer o preço da obra para o comprador.

Para chegar até a editora e finalmente ter seu livro publicado, deve-se mirar naquela que mais representa a mensagem do livro. Existem áreas específicas nos sites para o envio do projeto e assim irão avaliar o conteúdo, podendo firmar contrato.

 

Utilizando o Skoob para apresentar seu livro

 

Você pode seguir o caminho sem editora e publicar independentemente o livro, os custos podem se mostrar maiores, mas com a tecnologia, pode conquistar um público enorme apenas com alguns cliques.

As redes sociais inovaram na forma de comunicação social e criaram novas possibilidades para o marketing de qualquer produto, sendo com páginas independentes que compartilham seu material de forma orgânica ou publicidades impulsionadas pelas grandes empresas.

Além das plataformas livres para criação de conteúdos diversos, como o Facebook e Instagram, existem redes sociais que se direcionam exclusivamente a outros vieses, como relacionamento no Tinder, trabalho no LinkedIn e investimento na bolsa no Vexter. Para livros existe uma plataforma que se direciona para os entusiastas da leitura, o Skoob.

Skoob é uma rede social para leitores, funciona como uma estante virtual mostrando seus livros favoritos, os livros lidos, as metas de leitura e até mesmo os que abandonou, além de proporcionar uma interação maior entre os usuários que podem trocar os livros entre si e revezar a leitura.

As editoras não ficam de fora, existe o espaço para divulgação dos livros e parcerias com sites de vendas para te redirecionar até a compra do produto, digital ou físico.

O ponto alto dessa ferramenta é a livre expressão dos leitores, podendo participar de grupos expondo opiniões sobre o que leram, escrever resenhas, conselhos sobre leitura das obras que consumiram e ainda se integra com outras redes sociais, aumentando ainda mais a divulgação.

Um livro que se destaca por seu conteúdo e sua estética por meio de um projeto gráfico bem trabalhado, sendo compartilhada com milhares de membros do Skoob, é a alavancada necessária para estar nos recomendados e divulgado para futuras compras, tornando-se uma referência e um marco na estante de cada leitor.

Agora que sabe como desenvolver e publicar seu livro, pode conferir mais sobre o Skoob em nosso artigo

 

Precisa de ajuda neste processo? Conte conosco! Entre em contato aqui!

 

O que achou deste artigo? Inscreva-se em nosso newsletter para receber outros conteúdos como esse.

No Comments

Post A Comment