18 set Passo a passo: veja agora como fazer um manual de identidade
Se você atua com projetos de design, precisa entender a importância de um manual de identidade. Isso é válido para a criação de um site, lançamento de um livro ou gestão de redes sociais.
Esse documento tem a função de guiar e padronizar os materiais de comunicação de uma empresa, muito importante para estratégias de sucesso. Neste artigo, aprenda como fazer um manual de identidade e para que ele serve. Acompanhe!
Saiba o que é um manual de identidade
Um manual de identidade é fundamental para aumentar o reconhecimento e posicionamento de uma marca no mercado. Trata-se de um documento que reúne um conjunto de diretrizes e regras de uso de elementos gráficos, como no layout de um site, na decoração de lojas ou no estilo de brindes.
Esse material guia o trabalho do designer, que procura imprimir a voz e personalidade da marca em seus materiais comunicativos, por meio da utilização de elementos padronizados. O sucesso dessa iniciativa é notável quando analisamos grandes empresas já estabelecidas no mercado, como Google, Nike e Coca-Cola, uma vez que seus conteúdos podem ser reconhecidos mesmo sem a visualização do logotipo.
Entenda como fazer um manual de identidade
Agora que você já entende qual a importância desse guia, confira a seguir como é seu processo de criação.
Aplicação de logotipo
Essa é uma das principais peças da identidade, responsável por representar visualmente uma marca. É importante definir, no manual, se deve existir representação de diferentes cores ou versões, a fim de manter a padronização nos canais de comunicação. Assim, os designers podem escolher o estilo que melhor complemente sua arte, sem fugir do estilo da empresa.
É importante também estabelecer os tamanhos de utilização, a distância mínima entre outros elementos gráficos e as regras de aplicação sobre fundos coloridos e imagens.
Paleta de cores
A escolha de cores principais e secundárias que devem ser utilizadas pela marca também é um dos principais passos na criação de um manual de identidade. Geralmente, o designer se baseia na psicologia para usar tons que ajudem a passar o posicionamento da empresa e gerar as emoções desejadas em seu público. Além disso, é possível definir as combinações para categorias ou elemento específicos.
Formas e fontes
Os formatos geográficos são escolhidos pelo designer para, assim como e em conjunto com as cores, passar a mensagem e emoção desejada pela empresa. Dessa forma, os elementos utilizados nas imagens para as redes sociais, os estilos dos botões no site e em ícones de aplicativos, por exemplo, devem seguir as normas do manual de identidade.
A tipografia, que é o conjunto de fontes que podem ser aplicadas nos conteúdos da marca, também costuma estar presente na maioria dos manuais. É comum indicar dois ou três tipos, a fim de ter mais opções e poder combinar as letras certas para títulos e subtítulos, por exemplo. O Google Fonts pode ajudar profissionais a escolher, baixar e combinar suas tipografias.
Estilo de ilustrações e imagens
As imagens também precisam ter um padrão, a fim de passar a mensagem e posicionamento da marca para a sua audiência. No manual, portanto, é comum que se defina aspectos como iluminação, cores, elementos, se devem ser sérias, divertidas, utilizar pessoas ou vetores, etc.
Compreenda as variações de um manual de identidade
Não existe um padrão de tamanho para esse documento. Geralmente, empresas de grande porte, que costumam produzir muitos materiais impressos, têm um guia mais completo, a fim de automatizar e padronizar ainda mais esses processos. Já as menores definem aquilo que é mais comum às suas realidades, como a utilização do logo, paleta de cores e tipografias utilizadas.
O manual costuma ser dividido em capítulos que explicam as normas de utilização para cada um dos diversos elementos de design nas mais variadas formas de comunicação, digitais ou não. Tudo depende da necessidade do negócio.
Mais importante do que entender como fazer um manual de identidade é compreender a sua importância para posicionar a empresa no mercado de maneira mais profissional e eficiente, fortalecendo a marca e proporcionando mais vendas.
Na realidade da sua empresa, quais elementos são padronizados? E como você acredita que isso tem ajudado em suas estratégias? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!
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