q
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
[social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_facebook" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.facebook.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_twitter" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://twitter.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_pinterest" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.pinterest.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_googleplus" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://plus.google.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_dribbble" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://dribbble.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_instagram" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://instagram.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"]

5 dicas para criar o seu editorial

5 dicas para criar o seu editorial

Um editorial é um texto dissertativo-argumentativo produzido principalmente para os meios de comunicação como jornais e revistas. Com a inclusão tecnológica e a disponibilização desses meios na internet, estes textos agora são publicados em suas versões digitais nos sites jornalísticos, assim como blogs e redes sociais também.

Antes de produzir o editorial, tenha um grande repertório lendo-os e analisando sua estrutura, sua forma de discorrer a narrativa e se familiarizando para ter menos dúvidas durante a escrita. Vamos conferir como criar sua matéria.

 

  1. Escolha o tema a ser abordado

 

É comum os editoriais terem como assunto principal as atualidades, mantenha-se atualizado sobre o cenário que deseja escrever, seja político, esportivo, tecnológico etc. Pesquise outras matérias já escritas e adquira o máximo de informação para gerar um conteúdo completo.

Dependendo de onde será veiculado, sua matéria pode conter a opinião pessoal. É comum lermos em revistas ou jornais colunas dedicadas especialmente para escritores consagrados que têm um histórico de publicações anteriores no meio de comunicação, através disto os leitores também acabam se interessando pela visão dele apresentada.

Entretanto, o mais importante é apresentar primordialmente a informação completa, verídica e apartidária antes de qualquer opinião. Lembre-se, os leitores têm o direito de se informarem com uma notícia genuína.

 

  1. Estruturação

 

Com o tema e assunto definidos, é hora de começar a escrever. Utilize uma linguagem simples para o fácil entendimento de um público geral. Em sua estrutura, existe um padrão para os editoriais: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

  1. Introdução

 

Apresente todas as ideias principais que serão desenvolvidas, de forma que atraia a atenção do leitor para continuar lendo. A introdução deve criar uma contextualização geral do que está acontecendo, como aconteceu e os efeitos que trouxe, para então ser devidamente explicada durante o desenvolvimento do texto. O tema deve ser introduzido na primeira frase, ao longo do parágrafo insira a linha de raciocínio que será apresentada e escreve de forma que o leitor sinta a necessidade de consumir essa informação.

 

  1. Desenvolvimento

 

Nesta parte será exposto todo o conteúdo do primeiro parágrafo, siga a linha de raciocínio apresentada no trecho acima para deixar o leitor mais confortável.

Tenha ao menos três parágrafos no desenvolvimento. Para sustentar seu ponto de vista e convencer o público de sua convicção, utilize dados relacionados ao assunto, opiniões de experts favoráveis ao seu ideal, situações em que seu ponto de vista está certo. Outra estratégia bastante utilizada é iniciar escrevendo com a opinião oposta e gerar um ponto de virada com seus dados adquiridos.

 

  1. Conclusão

 

Após descrever todo o assunto, existem duas formas de concluir o editorial. A conclusão em forma de síntese apenas retoma todos os tópicos discutidos, já uma conclusão proposta o autor deve apresentar soluções para todos os problemas de forma que seja coerente, possível e eficaz. É importante ter uma boa conclusão para não causar sentimento de tempo perdido no leitor, ele busca uma opinião forte e concreta para atribuir ao repertório e possivelmente reproduzir em novos editoriais ou discussões.

Agora que possui as dicas necessárias, pode construir seu editorial e publicá-lo em suas redes sociais ou blogs!

Veja mais sobre como criar um newsletter para o mercado editorial através do nosso artigo

 

Precisa de ajuda para criar seu conteúdo? Pode nos chamar! Entre em contato conosco aqui!

 

O que achou deste artigo? Inscreva-se em nosso newsletter para receber outros conteúdos como esse.

No Comments

Post A Comment