10 jan Entenda aqui qual a diferença entre publicidade e propagada
Você sabe qual é a diferença entre publicidade e propagada? Existem diferenças básicas entre esses dois conceitos, que mesmo alguns profissionais iniciantes na área não conhecem ou confundem. Entender como aplicar ambos em estratégias de marketing é essencial para a obtenção de melhores resultados.
Neste artigo, comentamos a situação do mercado atual, explicamos a diferença entre os termos e como cada conceito pode ajudar no trabalho de divulgação das editoras. Acompanhe!
O mercado das editoras de livro
Não é o melhor momento do mercado, e isso, provavelmente, não é uma novidade para você. Grandes livrarias entraram em processo de recuperação judicial, fecharam lojas e deram calote em editoras em 2018, o que só agravou a crise para essas empresas, a disputa por espaço e as dificuldades de distribuição de livros.
Ao mesmo tempo, os hábitos de consumo mudaram: pessoas passaram a ler mais livros e consumir conteúdo por dispositivos eletrônicos e, quando compram um título, o fazem muitas vezes na internet, não em livrarias.
Apesar de tudo isso, 2018 deverá fechar com um resultado positivo, ainda que próximo de zero, de acordo com Ismael Borges, coordenador de uma ferramenta que monitora o comércio de livros em livrarias. Ainda há espaço, portanto, para editoras, distribuidoras e livrarias que desejem se manter no mercado, porém é preciso inovar.
A diferença entre publicidade e propaganda
Embora tanto a publicidade quanto a propaganda sejam elementos promocionais, existem algumas diferenças entre os conceitos. O primeiro termo faz referência à comunicação utilizada com objetivos comerciais, enquanto o segundo promove pensamentos, discussões e ideias.
A publicidade atrai o consumidor para comprar produtos e serviços e, para isso, utiliza textos, imagens e vídeos a fim de mostrar como essas soluções podem mudar a sua vida para melhor. Aparece em comercias na TV, no rádio, em revistas, jornais, na internet, ações de panfletagem e no ponto de venda, por exemplo, e para ser veiculada exige investimentos financeiros.
A propaganda, por outro lado, é feita gratuitamente como nos informes políticos em época de eleição. A intenção é de buscar adesão a uma ideologia, atrair seguidores e influenciar pessoas. Assim como na publicidade, diversos formatos multimídia divulgam sua mensagem, mas sem incentivar a venda de um produto ou serviço.
A publicidade e propaganda no mercado editorial
Após a escrita, edição e diagramação de um livro, é preciso elaborar estratégias para o lançamento e divulgação, a fim de gerar vendas. Para isso, a editora deve investir em diversas soluções, utilizando ambos os conceitos: publicidade e propaganda.
Um dos passos pode ser a criação de um site, seja para vender online, seja para publicar conteúdos que aumentem a autoridade do autor ou do livro. Na primeira situação, uma opção é investir em publicidade por meio de anúncios no Facebook Ads. Se gerar leads e engajar com a audiência for uma escolha mais viável, a propaganda é muito importante para atrair tráfego para o site.
Outra dica é utilizar as redes sociais para engajar com o consumidor de diferentes maneiras. Além das publicações orgânicas e dos anúncios, os influenciadores digitais podem ajudar na promoção de livros, seja por meio de pagamento (publicidade), seja por indicação de experiência própria (propaganda).
É possível também apostar em métodos de divulgação mais tradicionais, como eventos de lançamentos. Nesse caso, no entanto, é preciso promover o encontro para que pessoas interessadas nos livros possam comparecer e adquirir produtos, o mesmo feito é realizado com a publicidade e propaganda.
Naturalmente, os investimentos financeiros em anúncios ou indicações não mudará o cenário do mercado atual. As editoras precisam inovar, com o objetivo de acompanhar os novos modelos de consumo dos leitores. É provável que, para o futuro, precisem comercializar novos produtos, como livros digitais e audiobooks, ou apostar na venda direta em faculdades ou na sede, por exemplo.
E então, você entendeu qual é a diferença entre publicidade e propaganda? Ambos os conceitos são muito úteis na divulgação de produtos e serviços prestados por uma editora, especialmente em períodos de crise e poucas vendas. É preciso se reinventar, moldar ao mercado e conectar com as demandas dessa nova geração de leitores.
Gostou deste artigo e quer aprender mais sobre o mercado editorial e marketing? Então assine a nossa newsletter e informe-se.
No Comments