05 dez 5 dicas para realizar um planejamento estratégico anual
Um planejamento estratégico anual é um documento criado por empresas que orienta o trabalho dos gestores com base em objetivos previamente estabelecidos e facilita o uso otimizado de recursos. O objetivo dessa medida é obter melhores resultados e gerar lucro, além de aperfeiçoar a gestão.
Se você tem problemas como cronogramas e processos mal definidos, equipe pouco produtiva, verbas limitadas ou incertezas sobre como atingir os objetivos da empresa, a criação de um planejamento estratégico anual é essencial. Neste artigo compartilhamos 5 dicas sobre como fazer esse guia. Acompanhe!
Como fazer um planejamento estratégico anual
1. Analise o ambiente interno e externo
Um bom plano deve considerar o ambiente no qual a empresa está inserida, a fim de criar estratégias mais assertivas para enfrentar a concorrência e aproveitar as oportunidades de mercado. A análise da matriz SWOT é uma metodologia muito comum no campo da administração.
Em português, a matriz é conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e seu objetivo é analisar o ambiente interno e externo da empresa. É importante considerar o perfil dos colaboradores, sistemas, processos, legislação, situação econômica e política do país, fornecedores e, é claro, a concorrência.
Assim, a empresa estará mais preparada para guiar suas ações reconhecendo suas falhas e suas vantagens competitivas, bem como as dificuldades que pode enfrentar. Note que as forças e fraquezas são aspectos relativos ao ambiente interno, enquanto as oportunidades e ameaças, ao externo.
2. Conheça o público-alvo e crie personas
É importante definir personas, representações de clientes ideais que servirão como um guia para as estratégias de marketing e vendas. Suponhamos que você deseje atrair não só leitores, mas também escritores. Isso exige que, pelo menos, dois personagens sejam criados e ações bem diferentes.
As personas precisam ter uma riqueza de detalhes muito maior do que a definição de seu público-alvo. É preciso lidar com esse personagem fictício, que representa o seu cliente ideal, como se fosse uma pessoa única, com informações sobre sua idade, cidade (ou mesmo bairro), estilo de vida, hábitos de compra, entre outros aspectos.
3. Estabeleça metas e objetivos
A diferença entre objetivos e metas é que os primeiros são pensados a longo prazo e representam os resultados almejados, enquanto os segundos são etapas necessárias para que isso seja possível.
As metas e os objetivos devem seguir o padrão SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-based). Isso significa que a empresa precisa ser realista e definir números que realmente possam ser alcançados em determinado prazo. Não adianta, por exemplo, estabelecer que quer ser a principal empresa no mercado e crescer a uma taxa de 500% ao ano se não existem condições financeiras ou recursos suficientes para isso.
4. Elabore estratégias
Existem três estratégias genéricas que um empreendedor pode escolher, de acordo com Michael Porter: diferenciação (oferta de produtos inovadores), custo (preço como vantagem competitiva) e foco (escolha de um segmento ou nicho específico para atuar).
A estratégia vai depender muito dos objetivos que a empresa quer atingir. Se o aumento do reconhecimento de marca for a razão principal das ações, possivelmente a diferenciação será o caminho a seguir, o que exigirá bastante pesquisa, inovação e investimentos em branding. É importante que seja criado um plano de ação e cronograma, para que o gestor saiba quais atividades serão feitas, por qual motivo, por quem, onde, quando, como e quanto custará.
5. Defina os índices de performance
Já no planejamento estratégico anual, você precisa definir quais são os indicadores de performance que a empresa utilizará para averiguar os resultados das ações. As escolhas ideais variam de acordo com os objetivos e as metas previamente estabelecidos.
Assim, você conseguirá observar se a estratégia está dando resultados ou se precisa de ajustes. É importante estabelecer também como serão mensurados e em quais períodos. Exemplo: você pode definir que o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) deve ser acompanhado mensalmente.
Você entendeu como é feito um planejamento estratégico anual e sua importância para o sucesso de uma empresa? Invista na criação desse guia ou avalie o seu documento atual, se necessário, a fim de aperfeiçoar a sua gestão.
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