14 ago Quais são os principais tipos de catálogos e para que serve cada um?
Se você quer apresentar sua empresa, seus produtos e serviços a um público de interesse, existem diversas formas de fazer isso, utilizando diferentes tipos de catálogos — documentos com imagens, textos e outros elementos, de altíssima qualidade, que atraem e despertam a atenção do leitor. Neste artigo você poderá conferir descrições de alguns modelos existentes. Acompanhe!
Apresentação de novas coleções
Esse é um dos tipos de catálogo mais comuns, especialmente para o ramo têxtil, indústria da moda e perfumaria. Geralmente as empresas imprimem um documento, semelhante a uma revista, com ensaios fotográficos para mostrar peças ao seu público. Mas a ideia pode ser aplicada também a outros nichos para expor novidades, como os livros mais recentes sobre um determinado assunto.
Apresentação para investidores
Os catálogos também podem ser utilizados em reuniões com investidores para apresentar a empresa de uma forma que convença os empresários da viabilidade do investimento. Nesses casos, vale utilizar gráficos, indicadores de performance, missão, visão e valores da empresa, imagens que demonstrem o crescimento das vendas, entre outras informações importantes.
Apresentação corporativa
A apresentação de empresas para pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços pode ser realizada com um outro tipo de catálogos. Nesses casos, constam a qualidade do produto/serviço oferecido, opinião de outros clientes, a história da empresa e outras informações que ajudem na construção de uma conexão afetiva, percepção de valor e na tomada de decisão de compra por parte do cliente.
Catálogos de produtos
Esse tipo de catálogo também é muito comum. É encontrado em formato de livro, em sites e arquivos .pdfs, com objetivo comercial, para apresentar produtos e suas descrições ou em sistemas de buscas, como costuma ser o caso em livrarias e bibliotecas, onde se pesquisa por títulos de acordo com diversos atributos, como nome do autor, nome da obra e editora.
Criação de um dos tipos de catálogo
Antes de criar um dos tipos de catálogo, é preciso entender o produto/serviço, pois esse documento é uma espécie de cartão de visitas e, qualquer erro, pode prejudicar a reputação e credibilidade da empresa. Após fazer isso e organizar, de forma lógica, os produtos, é preciso criar as imagens — que devem ser de alta qualidade — e outros elementos gráficos que ajudarão os consumidores a tomarem a decisão de compra. Quanto maior o número de dados, mais rico e completo ficará o material.
No catálogo devem ser ressaltadas as principais informações, organizadas de forma lógica e hierárquica, de acordo com a maneira que o cliente consome informação e escrever apenas dados atualizados. Por isso, pode ser preciso atualizar o documento vez ou outra.
De toda forma, qualquer um dos tipos de catálogo que o empresário escolher para divulgar alguma informação, é preciso levar em consideração as preferências e o perfil do público-alvo. Só assim o documento conseguirá entregar valor e servir a seu propósito.
Você gostaria de saber mais sobre produções editoriais? Então faça o download do nosso e-book sobre o tema e conheça 5 cases de sucesso para se inspirar!
No Comments