26 jun Saiba quais são os países que mais leem livros no mundo
Talvez você já tenha imaginado isso devido à baixa qualidade da nossa educação. O Brasil não possui uma boa posição entre os países que mais leem livros no mundo. A realidade é que, de acordo com um índice criado pela NOP World, nossos hábitos de leitura são bem ruins, quando comparados à países como Índia, Rússia, China e até mesmo a Tailândia.
Compreender o hábito de leitura e o tempo médio despendido para essa atividade é importante para avaliar o nível cultural e educacional de cada nação. A leitura ajuda na construção do conhecimento e opiniões críticas, incentiva a criatividade e melhora o desenvolvimento geral.
Pensando nisso, colocamos abaixo quais são os países que mais leem livros no mundo e algumas curiosidades sobre eles para você conhecer. Confira!
Índia
Na Índia, são 10,7 horas gastas semanalmente com leitura. O país é reconhecido por seu alto investimento em educação, tendo diversas escolas e cursos espalhados por toda a região. Dessa forma, despender muitas horas com leitura, faz sentido para essa população.
Tailândia
A Tailândia ocupa a segunda posição do ranking, com 9,4 horas despendidas com leitura por semana. Essa população ainda encontra vestígios da ditadura militar em sua educação, com muita rigidez e disciplina — o que contribui para sua posição no ranking.
China
A China, considerada o país mais populoso do mundo fica com a terceira posição no ranking de leitura global. Sua população gasta em média 8 horas semanais com leitura. A nação também é considerada líder em educação global, fazendo seus alunos estudarem até três vezes mais que a média de outros países.
Filipinas
As Filipinas ocupam a quarta posição no ranking e sua população despende, em média, 7,6 horas em leitura na semana. De acordo com os dados do Banco Mundial, o país possui mais de 95% de sua população alfabetizada.
Egito
O Egito, conhecido no mundo todo com destino turístico, chama atenção ao ocupar a quinta colocação entre os países que mais leem livros no mundo. Sua média de leitura fica entre 7,5 horas semanais. O país possui uma taxa de alfabetização de apenas 75% de sua população, mesmo assim, consegue figurar entre os 10 melhores países em hábitos de leitura.
República Checa
O próximo país na lista é a República Checa. Sua população despende, em média, 7,4 horas semanais com leitura. A nação onde a cerveja chega a ser mais barata que água, também é referência em sistema educacional, com mais de 99% de sua população sendo alfabetizada.
Rússia
Por fim, com a sétima colocação, a Rússia gasta, em média, 7,1 horas com leitura em sua semana — ficando acima da média global. A população russa é muito conhecida pelo seu alto nível educacional, com mais de 99% de sua população sendo alfabetizada.
O Brasil ocupa apenas a 27º posição, com uma média de 5,2 horas de leitura semanal. Estamos à frente apenas de Taiwan, Japão e Coréia. Países como Argentina, Venezuela e México — ficam à nossa frente, mas todos abaixo da média global de 6,5 horas semanais dedicadas à leitura.
Gostou de saber mais sobre os países que mais leem livros no mundo? Então não pare por aqui! Assine nossa newsletter e receba novidades sobre esse e outros assuntos para sua editora!
No Comments