31 maio Como fazer uma newsletter para o mercado editorial?
O marketing nos ajuda a entender desejos e necessidades dos consumidores em nosso mercado e, entre suas diversas estratégias, está o envio de e-mails bem segmentados, de acordo com o nosso público-alvo. Neste artigo, discutimos alguns dos benefícios envolvidos e damos dicas de como fazer uma newsletter voltada para o mercado editorial. Confira!
Benefícios do marketing editorial
O marketing editorial pesquisa o mercado em busca de ameaças e oportunidades para empresas do ramo e, ao fazer isso, consegue indicar os melhores caminhos para lançamentos de livros, revistas e jornais. O objetivo principal de suas estratégias é obter mais clientes, aumentar o lucro e os retornos sobre o investimento e seus benefícios são muitos, como:
- ajuda a identificar os assuntos de real interesse do leitor;
- auxilia a editora na escolha dos títulos certos a serem comercializados;
- guia a criação de melhores estratégias de vendas;
- entende os hábitos de consumo de conteúdo de cada cliente; e
- segmenta e personaliza melhor as campanhas.
Sabe quando escritores ou editoras fazem enquetes para que o público vote em uma opção de capa de livro? Essa ação gera engajamento, ajuda a fazer propaganda e a entender as diferentes opiniões do público-alvo, o que é uma grande vantagem, pois a empresa consegue alcançar um público muito maior do que conseguia antes de investir em estratégias na internet.
Integração de estratégias
Uma grande vantagem de promover livros e novidades em meios digitais é a facilidade de realizar integrações. Vamos supor que você queira lançar e divulgar títulos novos por meio de newsletters. Primeiro, você precisará atrair pessoas e, para isso, pode utilizar diversas estratégias, como:
- Redes sociais: posts com frases e insights dos livros no Instagram e publicação de vídeos educativos no YouTube, por exemplo.
- Landing page: criação de uma página para cada livro ou assunto, com o objetivo de transformar visitantes em leads.
- Influenciadores: desenvolvimento de parcerias com pessoas conhecidas nas redes sociais, de acordo com o nicho, para que te ajudem a divulgar seus títulos (em troca de vantagens).
O importante é que as pessoas possam se inscrever nas newsletters. Essas técnicas podem ajudar muito na segmentação dos e-mails a serem enviados, já que as pessoas que realizarem a assinatura certamente têm interesse no assunto ou nos livros.
A construção de uma newsletter
O envio de mensagens pode criar uma relação mais próxima com o público-alvo da editora. Para isso, as newsletters devem ser constantes e entregar conteúdo de valor. Se você já costuma enviar e-mails para seus clientes, existem algumas formas de melhorar os processos para gerar resultados mais positivos. Para isso, você precisará de uma ferramenta de automação ou de e-mail marketing, como a RD Station, a Hubspot ou o MailChimp, por exemplo. Nelas, além de segmentar campanhas, poderá mensurar resultados e realizar otimizações.
Um benefício dessas plataformas é que é possível enviar e-mails com layouts personalizados de acordo com a identidade visual da sua editora, incluindo imagens e cores que tenham a ver com a sua marca e o assunto de cada conteúdo. Outro, é que é possível enviar organizar os contatos em grupos.
Se você utilizou uma das estratégias que citamos anteriormente (redes sociais, landing pages ou influenciadores) ou uma semelhante, poderá enviar e-mails de acordo com a origem do lead, pois provavelmente saberá o assunto, autor ou temas de interesse das pessoas que receberão a sua mensagem, certo? Então, aproveite para adaptar os e-mails.
As newsletters também podem ser utilizadas para informar novidades sobre a empresa, eventos e a existência de novos artigos no blog da editora, mas cuidado com a frequência de envio. A persona pode esquecer da sua marca ou não desenvolver afeição com ela se forem feitos poucos envios, mas e-mails demais podem incomodá-la. Geralmente, esse tipo de marketing funciona bem com mensagens a cada uma ou duas semanas.
E então, já sabe como fazer uma newsletter segmentada para o mercado editorial? A estratégia pode ser facilmente implementada com a ajuda de softwares, mas, para que funcione, você deve mensurar resultados, otimizar campanhas e planejar todas as ações com antecedência para que os investimentos façam sentido.
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