q
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat.
[social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_facebook" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.facebook.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_twitter" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://twitter.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_pinterest" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://www.pinterest.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_googleplus" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://plus.google.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_dribbble" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://dribbble.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"] [social_icons type="normal_social" icon_pack="font_elegant" fe_icon="social_instagram" use_custom_size="yes" size="fa-lg" custom_size="14" link="https://instagram.com/" target="_blank" icon_margin="0 0 0 0" icon_color="#8d8d8d" icon_hover_color="#1abc9c"]

Quais mudanças os sebos virtuais causam no mercado editorial?

Quais mudanças os sebos virtuais causam no mercado editorial?

Se você trabalha no mercado editorial já deve ter percebido que a tendência de sebos virtuais tem crescido a cada ano. Mas, você consegue compreender o que ações como a compra da Estante Virtual pela Livraria Cultura significam, de fato, para o futuro do mercado editorial? Entende o significado de marketplace e como os sebos virtuais e físicos podem se beneficiar da estratégia?

Neste artigo, discutiremos algumas mudanças no cenário editorial e como as empresas do ramo podem se adaptar a elas. Acompanhe!

A compra da Estante Virtual pela Livraria Cultura

Em dezembro de 2017, um dos sebos virtuais mais conhecidos do Brasil, a Estante Virtual, foi adquirido pela Livraria Cultura. Segundo análise de Carlo Carrenho, especialista no mercado, há três análises a serem feitas sobre os motivos da transação:

  • Estratégia de expansão: a Livraria Cultura parece ter em seus planos de crescimento de mercado a aquisição de outras empresas do ramo, já que em julho de 2017, ela adquiriu as operações da Fnac no Brasil.
  • Marketplace: a Estante Virtual foi o primeiro marketplace de livros do Brasil e sua aquisição pela Livraria Cultura pode ser analisada também como uma oportunidade de entrada nesse mercado, para competir com a Amazon.
  • Concorrência: a compra da Fnac e da Estante Virtual permite a Livraria Cultura disputar tanto o mercado de marketplace de livros, quanto o de eletrônicos.

A busca por alternativas

Os sebos estão buscando alternativas para se manterem competitivos e uma forma de fazer de fazer isso é vender seus livros na Amazon. Desde 2017, o site permite que outras empresas do mercado editorial vendam diretamente para os clientes, no modelo de marketplace, que ocorre quando diferentes anunciantes usam uma plataforma para realizar a comercialização de seus itens.

No site, as editoras, distribuidoras e sebos pagam uma comissão de 10% por livro vendido, mas esse valor deve ser reajustado em abril de 2018. Já quem fizer o cadastro como pessoa física, paga apenas R$ 2,00 por venda. Há também uma conta profissional, na qual a mensalidade é cobrada no valor de R$ 19,00 e não há taxa por unidade.

Outra opção seria anunciar no FastGadol, uma plataforma online de livros seminovos e usados que é integrada a diversos outros sites e possibilita uma redução de custos de até 75%. Todavia, o serviço foi comprado pela Estante Virtual em 2017 e não sabemos se seguirá operando, mas de qualquer forma, é possível se cadastrar e vender no próprio site da EV.

A mudança de estratégia dos sebos virtuais

Para os sebos virtuais há basicamente duas alternativas para se manter no mercado: venda de livros novos e inovação de sua plataforma para atuar também no modelo de marketplace. Aliás, antes de ser adquirida pela Livraria Cultura, a Estante Virtual já havia adotado a comercialização de livros novos, o que aumentou em mais de dois milhões os títulos vindo de livreiros, segundo o E-Commerce News.

Benchmarking: no modelo de marketplace da EV, os sebos e livreiros virtuais precisam fazer um cadastro e escolher um plano. O mais barato permite inserir no acervo até 2.000 livros, custando R$ 49 a mensalidade mais uma taxa de 8% a 12% sobre título vendido, sendo a tarifa mínima por pedido R$ 2,00.

A estratégia de vender livros novos já tem sido adotada há algum tempo e a preços bem competitivos — alguns títulos com valores próximos aos de um usado. São produtos comprados em ponta de estoque das editoras ou mesmo em uma transação normal. Essa é uma boa estratégia porque os sebos virtuais podem apostar em obras que não estão exatamente entre as mais vendidas, mas têm público. Ou seja, ganha-se competitividade de mercado, já que as grandes livrarias ainda dão mais espaço a exemplares best-sellers em suas prateleiras.

Como vimos, com as mudanças no mercado editorial é preciso se adaptar. Os sebos virtuais têm menores custos, facilidade na venda, demanda e muita visibilidade na internet, portanto, ainda conseguem se manter competitivos. Para isso, precisam estar atentos às inovações e estudar a dinâmica do setor para atuar em diferentes frentes.

Quer ficar sempre por dentro do que acontece no mercado editorial? Então curta a nossa página no Facebook e receba mais conteúdos como esse!

No Comments

Post A Comment