28 mar Entenda como aumentar a produtividade mesmo com uma equipe pequena
Uma das tarefas mais difíceis de um gestor é aumentar a produtividade de seus funcionários, principalmente quando ele lida com times pequenos, que normalmente precisam de uma rotina mais corrida do que o normal para dar conta de todo o trabalho.
Problemas com outros membros da equipe, falta de liderança, muitas atividades e prazos apertados criam um ambiente de trabalho pouco produtivo que tende ao fracasso. Muitos funcionários abandonam o time ou passam a ter resultados abaixo do esperado, sem criatividade.
Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores dicas para aumentar a produtividade da equipe, mesmo quando ela é pequena! Confira:
Mantenha o time organizado
A primeira dica é manter seu time bem organizado. O ideal é que seja criada uma estrutura de trabalho onde cada profissional saiba quais são suas responsabilidades e contribuições, mesmo que os projetos sejam feitos em conjunto.
Dessa forma, não há chances de conflitos entre membros do time, nem perda de trabalho quando um profissional faz o trabalho do outro por engano.
Tenha objetivos claros
Outra dica importante é estabelecer objetivos claros para cada funcionário. Uma boa definição de quais são suas metas, formas de avaliação e o que se espera dele dentro da organização ajuda a mantê-los motivados e produzir melhores entregas.
Os objetivos também podem ser usados como fatores de união do time, como metas de equipe para incentivá-los a trabalhar melhor de forma conjunta, sem competitividade.
Estimule a liderança
Estimular a liderança entre os membros do time também é uma forma de aumentar a produtividade geral. Essa prática permite que eles desenvolvam suas habilidades e saibam lidar com pressão e adversidades.
Para isso, você pode oferecer treinamentos para o time e atribuir objetivos de liderança para cada um. Por exemplo, é possível indicar um líder de projeto que será responsável por coordenar as ações.
Trabalhe com prazos bem definidos
Um dos fatores que mais impacta de forma negativa na produtividade são prazos inconsistentes. A pressão criada por ter que entregar tarefas com muita urgência tende a reduzir a qualidade do trabalho.
Além disso, os funcionários acabam ficando frustrados com a falta de organização e tempo suficiente para lidar com suas obrigações. É preciso entender que exceções acontecem, porém, o ideal é que isso não vire regra para o time não trabalhar pressionado o tempo todo.
Use a tecnologia para otimizar processos
A tecnologia tem ajudado empresas do mundo todo a melhorar o ambiente de trabalho através da automatização de atividades manuais, que otimiza os processos do time e aumenta sua produtividade.
Adotar soluções que automatizam, por exemplo, envio de e-mails e construções de layout, permite que o time ganhe mais tempo para focar nas questões estratégicas do projeto e executá-las com mais qualidade.
Terceirize serviços que não são o foco do time
Por fim, é importante que a equipe foque apenas nas atividades que são core business. Os demais serviços devem ser terceirizados para não sobrecarregar os funcionários e fazer com que eles tenham que trabalhar com tempo limitado no que realmente importa.
Essa prática também permite que esses serviços sejam feitos com mais excelência, uma vez que serão feitos por uma empresa especializada no assunto. Isso reduz os custos dessas tarefas e aumenta sua qualidade.
Use essas dicas para tornar seu time mais produtivo e manter resultados de qualidade no seu negócio. Lembre-se que organização é fundamental, bem como usar parceiros para terceirizar aquilo que não é o foco da empresa.
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