05 dez Lançamento de livros: 3 dicas para garantir sucesso nas campanhas
Você já ouviu falar em marketing editorial? Trata-se de um segmento do marketing que reúne ferramentas e técnicas de divulgação para promover o lançamento de livros, tornando as obras conhecidas das pessoas e, consequentemente, em um sucesso de vendas.
No post de hoje, nós elaboramos uma lista com técnicas de marketing editorial que farão das campanhas de lançamento de livros da sua editora um grande sucesso. Ficou curioso? Então siga conosco e confira essas dicas agora mesmo!
1. Promova eventos em locais criativos
Será que as livrarias são realmente uma boa opção para fazer tardes de autógrafos e lançar os seus livros? É claro que elas não podem ser totalmente abandonadas, mas esse tipo de estabelecimento tem sempre frequentadores específicos, que talvez não sejam o público-alvo de sua obra.
Que tal levar o seu livro para um sessão de autógrafos em uma praça pública? Ou então, no caso de obras infantis ou juvenis, fazer uma parceria com as escolas da sua cidade? Seu livro é mais voltado para um público jovem e descontraído? Que tal então fazer um evento de lançamento em um pub popular e bem frequentado na região?
Tudo isso pode ser levado em consideração ao escolher um local criativo para o lançamento do seu livro. Deve-se pensar sempre no público-alvo de leitores e levar a sua obra até eles.
2. Invista em RP 2.0
A doutora em comunicação, Carolina Terra, é autora de livros sobre relações públicas digitais e colunista em blogs do segmento. Em seus textos, a professora contextualiza a ideia de RP 2.0, uma nova forma de praticar as relações públicas.
As RP 2.0 não deixam de lado o relacionamento com as mídias tradicionais, mas também incluem em seu mailing os influenciadores digitais do meio em que atuam.
No caso das editoras, é possível disponibilizar os livros lançados para blogueiros ou youtubers que tenham canais sobre literatura. Assim, esses influenciadores poderão resenhar ou fazer vídeos sobre o seu livro, conseguindo mais alcance do que teria se um crítico literário comentasse sobre a obra em um jornal impresso, limitado a uma única localidade.
3. Planeje conteúdo para as redes sociais
As pessoas hoje estão sempre conectadas às redes sociais e essa realidade é excelente para divulgar os lançamentos da sua editora. Em suas páginas no Facebook, no Instagram e em outras mídias, você pode postar conteúdos sobre os livros lançados.
Pequenos releases apresentando personagens e contexto da obra, depoimentos de leitores, transmissões ao vivo para que os seus seguidores possam interagir e fazer perguntas para os autores, entre outras ações, podem ser executadas nas mídias sociais.
Tais ações farão com que as pessoas despertem a curiosidade pela obra literária, tendo assim mais interesse em adquirir os livros e recomendá-los aos seus amigos.
Seguindo essas dicas básicas, temos certeza de que você conseguirá impulsionar as suas campanhas de lançamento de livros. E, para aprender mais sobre o assunto, você pode ler o nosso artigo “O que é marketing editorial? Veja como se destacar nesse mercado”. Certamente será uma leitura que trará informações muito interessantes para você!
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