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O que é Marketing Editorial? Veja como se destacar nesse mercado

O que é Marketing Editorial? Veja como se destacar nesse mercado

Sabemos que trabalhar em editora não é uma tarefa fácil. Se você está em busca de melhorar os resultados, a competitividade e a imagem da empresa, você não pode deixar de fazer uma reformulação na sua e contar com as ferramentas do marketing. Para isso, você deve conhecer o que é o Marketing Editorial.

O marketing é parte essencial do mundo dos negócios. Altamente adaptável, sua função é compreender as necessidades dos consumidores sobre um determinado produto ou serviço por meio de um conjunto de ferramentas que auxilia na tomada de decisão nas áreas de comunicação, de vendas e, até mesmo, de desenvolvimento de produto.

Essas estratégias, quando aplicadas à produção de conteúdo, são conhecidas como marketing editorial. Elas também devem ser bem pensadas para chegar de forma mais rápida e clara nos leitores.

Para ajudar você a entender melhor como tudo isso funciona, apresentaremos neste texto as principais informações sobre o que é marketing editorial e como usá-lo para potencializar os rendimentos do seu empreendimento. Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como fazer a implantação dessa estratégia na sua empresa.

O que é o marketing editorial?

Em termos gerais, esse conceito consiste no uso das ferramentas tradicionais do marketing no planejamento e na elaboração das estratégias de uma editora ou empresa focada na produção de conteúdo editorial. Seu objetivo é se aproveitar de técnicas já validadas em outros mercados para otimizar as ações editoriais.

O público-alvo desse ramo são pessoas que consomem conteúdos diversos, e sua abrangência vai além de livros: enquadram-se também revistas, portais, e-books, plataformas digitais, materiais didáticos etc. Nesse sentido, toda empresa que atue em qualquer um desses nichos pode se valer dos benefícios do marketing editorial para melhorar os resultados do negócio.

Qual o seu papel?

Usando o marketing editorial, a empresa recebe informações estratégicas sobre o que publicar, formatos, quantidades etc. para que possa tomar decisões com base em dados reais do mercado.

A área de marketing fica responsável, entre outros aspectos, por indicar quem é o público consumidor e os segmentos que a editora atende ou tem potencial para atender. Entre os dados fornecidos, destacam-se:

  • produto — com direcionamento para decidir se o tema escolhido é relevante para livro, revista, jornal, artigo ou todos eles;
  • formato — com indicação do melhor meio de comercialização — impresso, vídeo, áudio ou virtual;
  • preço — com recomendação do valor ideal baseado em pesquisas feitas com o público-alvo sobre o quanto ele se dispõe a pagar;
  • mercado de distribuição: apresentando qual distribuição é a mais adequada para o produto — nacional, regional ou uma ação pontual;
  • segmento-alvo — com designação do público ao qual a publicação deve ser destinada;
  • concorrência — com definição de quais são os concorrentes diretos e indiretos, mostrando a melhor forma de apresentar o conteúdo ao considerar outros lançamentos do mercado;
  • promoção — com apresentação de um plano estratégico para a publicidade do produto, considerando canais de venda e distribuição.

Além disso, o marketing editorial tem como função identificar oportunidades de expansão para o negócio, bem como ameaças que possam prejudicar os ganhos da empresa. Isso permite que um ou mais planos sejam feitos.

Quais são os benefícios do marketing editorial?

As informações retiradas podem trazer benefícios que podem ser utilizados em diversas áreas da empresa. Confira logo abaixo quais são eles.

Força de vendas bem preparada

Ao usarem informações fornecidas pela área de marketing, tais como argumentos de negociação, estratégias eficazes e alinhamento de objetivos, a equipe de vendas consegue alcançar resultados mais significativos.

Ações mais certeiras

Servindo-se de dados e de estudo de mercado que apresentem as melhores formas de satisfazer o público, as ações podem ser mais certeiras. Isso impacta diretamente no sucesso do empreendimento, tornando-o mais lucrativo, os clientes mais satisfeitos e o valor de marca otimizado.

Ampliação do público

Com um negócio mais bem-sucedido, aumenta-se a viabilidade para ampliar sua atuação por meio da exploração de novas possibilidades, como públicos, mercados e formatos.

Vantagem competitiva

Muitas empresas têm adotado o uso do marketing como forma de vantagem competitiva, principalmente em segmentos tradicionais nos quais as decisões são feitas com base em “achismos” ou vontades de uma única pessoa e não em dados do mercado, como acontece no marketing editorial.

Empresas que resistem a essa atuação mais objetiva estão em desvantagem, uma vez que a chance de suas decisões não darem certo são muito maiores.

Para quem essa informação está sendo direcionada?

Mais conhecida como persona, essa é a representação fictícia do perfil de cliente ideal para o seu negócio. Isso pode ser criado com base nas pessoas que você quer atingir ou por meio da descrição dos seus próprios consumidores.

Esse personagem é bem definido, assim, é possível saber o nome, idade, profissão, condição social, ramo de trabalho e quais são seus interesses, como a contratação ou venda de algum serviço. É preciso compreender quais são as necessidades dele para montar um plano ideal.

Após identificar quais são as suas necessidades é que se deve atuar e oferecer o serviço ou produto que for mais relevante. É preciso, ainda, saber a melhor maneira de chegar até esse cliente, identificando qual é a melhor plataforma para isso.

Como fazer um plano editorial?

Antes de sair contratando redatores e publicando textos que façam a promoção do seu negócio é preciso fazer um planejamento. O plano editorial é feito para determinar quais são as metas a serem atingidas dentro da perspectiva da editora.

Para organizar um para a sua empresa, defina quais serão os objetivos dessa ação, quais temas serão abordados, quem é o público-alvo e com qual frequência o material será divulgado. É a partir de todos esses fatores que o seu conteúdo será desenvolvido.

Ao adotar o marketing editorial, você deve iniciar por esse plano e certificar-se de que ele está dentro dos objetivos da sua empresa. Isso pode ser feito com o auxílio de agências que trabalham com esse ramo.

Quais são os possíveis meios para fazer essa abordagem?

Essa situação costuma ser desenvolvida em conjunto com o plano editorial. É a partir da escolha dos meios que vamos pensar na forma de organização da linguagem, persona e a estratégia para chegar ao consumidor.

É preciso escolher o meio de comunicação pelo qual o seu público terá o maior acesso à informação que você quer passar. Com a facilidade de acessar a internet, a divulgação dos trabalhos pelas redes sociais tem se consolidado cada vez mais.

Como forma de mostrar a sua persona os serviços e como elas podem encontrar o que estão procurando, a divulgação por meio de posts em blogs têm se tornado mais comum. Ao escolher o meio, pense na linguagem ideal para atingir o seu público-alvo — por exemplo, o uso de uma linguagem mais formal ou informal.

A necessidade de encontrar o ponto de equilíbrio entre a linguagem e a persona é o caminho para promover a sua empresa. O marketing editorial gera uma série de estratégias voltadas para empresas que atuam no ramo de editoras.

Pensar nas principais formas de atingir o público-alvo não é uma tarefa fácil. Porém, esse caminho ficou mais rápido e prático ao saber o que é marketing editorial e como aplicá-lo. Gostou do nosso texto? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos desse estilo no seu e-mail.

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