Projeto editorial: entenda qual é a importância do design gráfico - Diagramando
16210
post-template-default,single,single-post,postid-16210,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Projeto editorial: entenda qual é a importância do design gráfico

Projeto editorial: entenda qual é a importância do design gráfico

O projeto editorial é essencial para um lançamento de sucesso. Nele constam os direcionamentos necessários para que o desenvolvimento do trabalho de cada membro da equipe.

Dentre os itens necessários para a sua criação, estão as definições de formatos usados, fontes, imagens e orientações gráficas que impactam diretamente no resultado final do trabalho. Esses elementos compõem a parte de design gráfico do produto e são tão importantes quanto seu conteúdo.

Pensando nisso, respondemos as principais dúvidas sobre como produzir um projeto editorial e a importância do design gráfico nesse processo! Confira!

Afinal, o que é um projeto editorial?

O projeto editorial é um documento que define as características, conteúdo e planejamento para uma publicação. Pode ser feito para qualquer tipo de produto, como livros, revistas, jornais, etc. É essencial para manter as características e objetivos da publicação ao longo do tempo, mesmo em casos em que membros da equipe são substituídos. Os itens essenciais são:

  • objetivo e missão do produto e empresa;
  • título e ISBN ou ISSN;
  • formato de publicação;
  • público destinado;
  • periodicidade de publicação;
  • formatação de elementos gráficos (fontes, imagens, espaçamento, paleta de cores, etc.)
  • linguagem do conteúdo;
  • fontes de conteúdo;
  • autores;
  • responsabilidade de cada membro da equipe;
  • prazos para desenvolvimento.

Dentre os itens listados, os elementos de design são essenciais para que o projeto tenha sucesso, transmitindo a experiência adequada aos leitores.

Por que contratar uma empresa experiente para projeto editorial?

Existem diversos benefícios em contratar uma agência especializada para realizar seus projeto editoriais. Entre eles estão:

  • agilidade de produção;
  • equipe interdisciplinar;
  • acesso a tendências de mercado;
  • economia de tempo.

Contratar uma agência também permite aproveitar melhor sua equipe, focando nas atividades-chave da empresa sem se preocupar em desenvolver um projeto do zero.

Além disso, as agências costumam ter equipes altamente especializadas no assunto, o que permite o acesso a projetos com muita qualidade, diferenciados dos trabalhos comuns, e que atendem todas as necessidades do trabalho.

Contratar funcionário interno ou empresa terceirizada?

Algumas empresas possuem um profissional de design no time e nesse momento surge a dúvida: devo atribuir meu projeto gráfico a ele ou optar por uma empresa terceirizada?

Apesar do seu designer ser um profissional competente, ele não possui alguns dos benefícios que a agência oferece, como acesso a grandes projetos já feitos e com sucesso de mercado, experiência em diversos tipos de projetos gráficos, tendências de mercado e um time interdisciplinar.

Esses fatores fazem toda a diferença no resultado final do seu projeto, portanto, contratar uma agência é a melhor solução.

Como definir o melhor parceiro?

Para garantir esses benefícios é essencial buscar por uma agência que será parceira da empresa. O ideal é que ela assuma a responsabilidade gráfica de seus projetos editoriais.

Portanto, sua escolha deve ser feita considerando não só o valor cobrado, mas também a qualidade e comprometimento da empresa. Busque agências com referências, avalie seu portfólio, estrutura e experiência antes de tomar uma decisão.

Percebeu como ter uma agência especializada em design gráfico para realizar seu projeto editorial é uma ótima opção? Acha que sua empresa pode aproveitar esses benefícios? Então entre em contato com a Diagramando e comece essa parceria!

Sem Comentários

POSTE UM COMENTÁRIO