Conheça os segredos das melhores editoras de livros do mundo - Diagramando
16167
post-template-default,single,single-post,postid-16167,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Conheça os segredos das melhores editoras de livros do mundo

Conheça os segredos das melhores editoras de livros do mundo

Existem várias e várias editoras especializadas em inúmeros assuntos. Aqui no Brasil, esse mercado é bastante antigo e tem uma história rica. Você já se perguntou como funcionam as melhores editoras de livros do mundo?

Neste artigo, vamos trazer uma noção do que você deve aprender com grandes nomes no mundo das editoras, como Thomson (EUA), Wolters Kluwer (Holanda), Bertesmann (Alemanha) e De Agostini Editore (Itália). Acompanhe!

As melhores editoras de livros investem em plataformas digitais

Aqui no Brasil, o investimento na digitalização dos livros ainda é um pouco inferior em relação aos demais países. De todas as 794 editoras, apenas 294 entraram para o mundo digital, sendo que 63% das brasileiras não estão dentro dessa estatística.

Mas por que devemos investir nesse meio? Por que levar a leitura para o mundo virtual? Além de economizar bastante com a impressão dos exemplares — optando pelo investimento de bons equipamentos —, esse recurso aumenta a inclusão digital.

Podemos observar que a quantidade de usuários da internet cresce a cada ano. Em 2015, foram apontados mais de 3 bilhões de internautas no mundo.  Dessa forma, vamos supor que uma editora resolva disponibilizar uma trilogia na internet, sendo gratuita ou não, ela teria mais de 3 bilhões de possibilidades de ter sua coleção acessada, além das livrarias, não é mesmo?

Existem diversas ações para driblar a pirataria

Assim como aconteceu com o mercado dos filmes e da música, os livros também não escaparam da pirataria. Contudo, as editoras buscaram novos meios para fugir da “indústria da cópia”: decidiram customizar seus livros conforme os pedidos nas instituições de ensino. 

Além disso, as editoras de sucesso descobriram um meio de entender o que os leitores procuram, disponibilizando os capítulos que consideram mais relevantes nos exemplares. 

Assim, puderam concluir que a melhor maneira de não cair nos males dos piratas é otimizar todo o conteúdo para quem consome, tornando-o mais acessível e eficaz. 

O agente literário ajuda a alcançar o reconhecimento de uma grande editora

O agente literário é uma porta para você ser reconhecido pelas pequenas e grandes editoras, pois é ele quem apresentará seu trabalho, negociará adiantamentos e direitos autorais. Ele é como o consultor de um autor, sendo responsável por visar os pagamentos, defender os direitos, monitorar a relação de empresa e autor, marketing, entre outras coisas.

A produção editorial é complexa e muito profunda, tem suas peculiaridades, e o agente literário é quem deve desvendar e estar sempre ligado nesse mercado.

Ele também precisa saber como é o perfil de cada editora. Assim, conseguirá descobrir a melhor para o seu trabalho. Portanto, é um profissional-chave para você ser reconhecido pelos grandes nomes editoriais.

Esse também é um dos grandes segredos das editoras de livros. Afinal, com a triagem feita por bons agentes literários, é possível aumentar a qualidade do conteúdo editado e alcançar um público ainda maior para sua obra.

Gostou de nossas dicas sobre os segredos das melhores editoras de livros? Esperamos que elas ajudem você a crescer cada vez mais no mundo literário! E não se esqueça de assinar nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

Sem Comentários

POSTE UM COMENTÁRIO