4 dicas práticas para otimizar projetos gráficos de livros - Diagramando
16179
post-template-default,single,single-post,postid-16179,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

4 dicas práticas para otimizar projetos gráficos de livros

4 dicas práticas para otimizar projetos gráficos de livros

Diferente de cartazes e folhetos mais simples, diagramar um livro exige organizar grandes volumes de texto e imagem, de forma que a leitura fique confortável e de fácil compreensão. Para que o leitor tenha em mãos um material de qualidade, algumas etapas nos projetos gráficos de livros devem ser realizadas menos no automático e mais voltadas para uma visão criativa do trabalho. 

Tão importante quanto o conteúdo, o design de uma publicação tem o papel de dar forma às ideias, conduzir a leitura e criar uma atmosfera propícia para a assimilação das informações. 

Junto com o editor, o designer tem o papel de examinar o conteúdo que será trabalhado e pensar em qual sensação aquela mensagem precisa passar. São muitas as questões a serem consideradas nessa etapa, e se você quer otimizar os projetos gráficos de livros da sua editora, confira as dicas que preparamos abaixo! 

1. Respeite a hierarquia da informação

Não importa o tipo de publicação, as informações expostas precisam ser organizadas de forma que o leitor consiga organizar sua leitura sem dificuldades. Por isso, antes de querer soltar a criatividade e tentar algo muito diferente, considere se isso não comprometerá a fluidez da leitura ou a clareza da informação. 

Para isso, pergunte-se sempre qual será o foco principal de atenção do leitor e como os outros elementos, que não são o foco, se relacionam entre si. Você pode, por exemplo, organizar a publicação por tipo de conteúdo, ordem cronológica, da parte para o todo, por relevância ou complexidade das informações etc. 

2. Conheça o conteúdo

Reservar um tempo para conhecer a obra por completo é um passo muito importante, antes de começar o trabalho propriamente dito. É verdade que existe uma preocupação com o prazo, mas essa etapa pode evitar retrabalhos no futuro e pode contribuir para aumentar a qualidade e o sucesso da edição

Ler o material primeiro, vai ajudar o designer a entender o foco principal do livro e criar uma visão macro do que precisa fazer, facilitando a organização da informação e obedecendo a hierarquia. Além disso, um conhecimento profundo do conteúdo pode gerar ideias extras e muito mais inspiração para uma capa que chame atenção e ilustrações mais criativas. 

3. Esqueça um pouco os softwares de design

O design evoluiu junto com a tecnologia. Hoje, os profissionais têm a comodidade dos computadores, tablets, mesas digitalizadoras e softwares que deixam o desemprenho mais rápido, sem perder a qualidade. No entanto, isso pode fazer com que se deixem de lado alguns recursos e criações que só seriam possíveis à mão livre. 

Apostar no poder da ilustração manual pode dar aquela inspiração extra e mais espaço para a criatividade. Procure o equilíbrio entre as duas formas de trabalho e extraia o melhor delas para mostrar trabalhos mais originais e com uma identidade marcante. 

4. Aposte no flat design

O flat design é uma linha de pensamento que busca mais simplicidade nos elementos, livrando-se de bordas desnecessárias, sombras ou reflexos. Interfaces famosas, como a do Google, já apostam na tendência, que vem ganhado mais adeptos. 

Principalmente em seus livros digitais, o flat design pode ajudar a compor um material visualmente rico e com uma integração mais suave entre imagem e conteúdo. 

Com essas dicas, os projetos gráficos na sua editora podem otimizar o tempo ao seguir um processo e evitar muito retrabalho. No entanto, para ter mais segurança e uma obra de alta qualidade, a melhor opção é terceirizar o serviço para uma empresa especializada. Só assim, você terá um suporte completo nesse processo e a certeza de um trabalho de qualidade. 

E se você procura um parceiro para aprimorar seus projetos gráficos de livros, conte com a Diagramando para dar vida ao seu material. Aproveite e entre em contato conosco e tire todas as sus dúvidas.

Sem Comentários

POSTE UM COMENTÁRIO